Bahia não se apresentou bem em São Paulo
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
26/10/2025 às 00:08
Jean arrancou, ficou cara-a-cara com o goleiro do SP< mas perdeu o gol
Foto: Rafael Rodrigues
Nem parecia aquela Esquadrão que se impõe na Fonte Nova. Vimos um Bahia desligado, sem tesão, nenhuma inspiração, que perdeu para o São Paulo (2 x 0), no Morumbi, e desperdiçou a chance de colar no G-4. O time dorme ainda na quinta colocação mas vê o Mirassol disparando à frente e pode perder posição para o Botafogo ainda neste domingo. Além de jogar mal, sobretudo no primeiro tempo, a equipe ainda sofreu com as lesões de Gilberto e Sanábria, que entraram no intervalo e pouco jogaram.
Enfim, é o que temos visto ao longo da competição e o que o treinador Ceni tem falado, mas que não consegue resolver: o Bahia, fora de casa, se apequena, parece inibido, sem forças, sem alma. O São Paulo se impôs no Morumbi, voltou a vencer, jogando bem, e sobe na tabela de classificação. A rodada segue.
**
No Morumbi/SP
- Tempo instável na pauliceia, gramado tapete-sintético, arquibancadas com muitos espaços vazios. Duelo de tricolores, 30ª rodada.
- O São Paulo vinha de resultados negativos, o torcedor cobrando, a equipe em 10º lugar, com 39pontos; O Bahia com dois resultados positivos em casa contra o Gre/Nal gaúcho, a equipe em 5º lugar, com 49pontos. Na Fonte Nova, o Bahia venceu (2 x 1).
- Uniformes. Os donos da casa de branco, detalhes em vermelho e preto; o Bahia com seu padrão tri-colorido, camisas listradas.
*
Com bola rolando...
- Duas equipes que gostam de trocar passes, bola no chão. O time paulista tomando as iniciativas, no começo. Os baianos só espiando, meio que desligados, marcando frouxo, alheio ao jogo. Daí, logo aos 8min...- Gol! 1 x 0 São Paulo. Luciano, à vontade, completou de frente, de prima, uma boa trama pela direita do ataque paulista.
- Aos 17 minutos Jean Lucas recebeu de Nestor e arrancou do meio-campo, ganhou da zaga na velocidade e entrou de cara com o goleiro Rafael, mas bateu rasteiro, pra fora, rente à trave, perdendo chance incrível do empate. Aos 19’, Nestor levantou uma falta, da direita, Jean Lucas ganhou de cabeça, ótima defesa de Rafael. O Bahia parecia ter acordado, ter entrado no jogo, equilibrando as ações. Mas foi apenas um soluço.
- Gol anulado do São Paulo, aos 37’, por conta de um impedimento – em bola alçada de falta na área baiana. O bandeira e o VAR anotaram a irregularidade. Na sequência, aos 40’...
- Gol! 2 x 0 São Paulo; Bobadilla completou de frente, cara a cara, um ótimo passe de calcanhar de Luciano. O lado esquerdo da defesa pastando.
O Bahia demorou de entrar no jogo; quando despertou, já tinha levado um gol. Acordou e quase empatou em dois lances de Jean Lucas, mas voltou a dormitar, marcando mal, dando espaços para a troca de passes dos paulistas nas proximidades da área. Dai, aos 40’, Luciano (sempre ele), de calcanhar, deixou Bobadilla à vontade - 2 x 0, e os paulistas desceram pra merende com boa vantagem.
Segundo ato – No intervalo, Ceni pôs Gilberto, Sanabria e Juba (saíram Arias, Iago e Tiago). No São Paulo, Mailton no lugar de Maik.
- Com o placar adverso, caberia ao Bahia atacar, buscar um resultado melhor. Logo aos 30 segundos, uma cabeçada forte, na linha da pequena área, de William José, para defesaça de Rafael.
Mala suerte! Logo, com apenas 10min em campo, o Bahia perdeu Sanábria, lesionado após um choque dentro da área paulista. Machucou o joelho esquerdo, na queda. Entrou Kayky no seu lugar. Aos 13’, foi a vez de Gilberto, que mal entrou e também saiu lesionado (entrou Erick, improvisado). Ceni pôs as mãos na cabeça... uma noitada pouco feliz.
- Aos 23’, chute de longe de Nestor, desviou na zaga. O Bahia, a despeito das lesões inesperadas, mais aceso, embora marcasse mal, também errando passes na transição defesa-ataque. Aos 27’, uma bomba de Tápia, Ronaldo trabalhando. Aos 31’, Juba fez boa jogada pela esquerda, mas Kayky foi travado na finalização. Os sampaulinos mais plantados, sem pressa, apostando nos contragolpes, sempre perigosos. Aos 42’, Tápia entrou livre, de cara, mas parou na boa saída de Ronaldo. Aos 50’, novamente Ronaldo
abafou o chute a queima-roupa de Tápia, evitando outro gol.
Destaques
O São Paulo mereceu o triunfo. Marcou melhor, correu mais no primeiro tempo e soube aproveitar as chances... Luciano fez a diferença. Rafael seguro, uma defesa que não brinca.
Do outro lado, impressiona como é um outro Bahia fora de casa. Um time sem a mesma pegada, disperso, marcando mal, criando pouco. Apenas Jean Lucas manteve a regularidade, no meio de campo. E Ronaldo fez boas defesas, não teve culpa nos gols sofridos.
*
Ficha Técnica
- O São Paulo escalado pelo argentino Hernan Crespo: Rafael, Allan Franco, Arboleda e
Sabino; Maik (Mailton), Pablo Maia (Luiz Gustavo), Bobadilla (Negrucci), Marcos
Antonio e Enzo Diaz; Lucas (Tápia) e Luciano (Ferreira).
- O Bahia de Rogério Ceni: Ronaldo, SantiÁrias (Gilberto/ Érick), David Duarte, Ramos
Mingo e Iago Borduchi (Juba); Acevedo, Jean Lucas e Nestor; Ademir, William José e
Tiago(Sanábria/Kayky).
- Arbitragem paranaense; no apito, Lucas Paulo Torezin.
*
- Pela 31ª rodada o Bahia recebe o RBBragantino, na Fonte Nova – domingo, dia 2 de
novembro, às 16h.
- O Vitória joga no sábado, dia 1ºnov, às 16h, contra o Cruzeiro, no Mineirão, em BH.
**
Outros jogos da rodada 30
- Vitória 0 x 1 Corínthians; Atlético MG 1 x 0 Ceará; Fluminense 1 x 0 Internacional;
Sport Recife 1 x 2 Mirassol; Fortaleza 1 x 0 Flamengo.
No domingo, 26: Botafogo x Santos; Grêmio x Juventude; RB Bragantino x Vasco;
Palmeiras x Cruzeiro.
**
Libertadores
Na semana que entra definem-se os finalistas da Copa Libertadores da América.
- Quarta-feira, em Buenos Aires, Racing x Flamengo. O time carioca venceu 1 x 0, no
Maracanã. Tem a vantagem do empate, pois. Nada definido
- Quinta-feira, no gramado sintético da Arena do Verdão, Palmeiras x LDU/Equador;
na altitude de Quito a LDU enfiou 3 x 0, um placar elástico e difícil de ser revertido em
SP, mas... o Palmeiras tem camisa, história e bons jogadores. Quem sabe? Vai ter de
jogar muita bola, o time equatoriano é bem arrumado.