Acontece nos dias 30 e 31 de outubro com programação gratuita aberta à comunidade
Tasso Franco , Salvador |
24/10/2025 às 10:52
Elen Fernanda, curadora
Foto: BJÁ
A Escola Estadual Teodoro Sampaio, situada em Pirajá realiza nos dias 30 e 31 de outubro a primeira edição da FLITEO – Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio, com o tema “Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam”. Das 8h às 21h, o espaço escolar se expande para além dos muros e se firma como território de encontro entre estudantes, mestres tradicionais, artistas, escritores e o público em geral, reafirmando o papel da literatura como ferramenta de emancipação e pertencimento.
Inspirada nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam o ensino das histórias e culturas afro-brasileira e indígena nos currículos escolares, a FLITEO nasce como um ato de afirmação estética e política das identidades que compõem o cotidiano de Pirajá. “A FLITEO celebrará a força e a ancestralidade do povo negro por meio da palavra escrita e da palavra falada. Neste espaço de encontro e de afeto, vozes antes silenciadas ecoarão histórias de luta, resistência, criatividade e orgulho”, destaca o curador Bruno Dominguez, ao afirmar a festa como um gesto de valorização coletiva. Para o curador, a literatura negra não apenas recupera memórias, mas também projeta novos imaginários de futuro: “A FLITEO é um convite para que todos reconheçam, respeitem e enalteçam a negritude, reavivando a sensação de pertencimento e apropriando-se de suas infinitas potências”.
A programação reúne mesas de diálogo, oficinas, lançamentos de livros, concurso literário, sarau poético, apresentações artísticas, teatro e exposições, compondo uma experiência estética que atravessa educação, arte e tecnologia. Em cada atividade, os estudantes assumem papel de protagonistas na construção de narrativas que emergem de suas vivências e ancestralidades.
Para a curadora Elen Fernanda, a Festa Literária representa um marco na história da escola e da comunidade. “A FLITEO é mais do que um evento. É o reflexo de uma escola que se reconhece como Kilombo contemporâneo, um espaço de produção de conhecimento vivo, feito com afeto, ancestralidade e compromisso com a transformação social”, afirma. Ela ressalta ainda a potência histórica de Pirajá: “Pirajá é um território onde as memórias africanas e indígenas estão pulsantes. Trazer essa história para o centro da festa é um gesto político e pedagógico de pertencimento”.
O curador Pedro Sena reforça o caráter de resistência e vanguarda da iniciativa: “A FLITEO nasce como um gesto de coragem coletiva, capaz de transformar corredores em travessias poéticas e vozes em manifesto. A escola pública se afirma como espaço legítimo de arte, pensamento e resistência. Que essa festa permaneça como semente e rastro, lembrando a todos que a literatura, quando floresce na escola, é sempre um ato de libertação”.
Já o produtor executivo Jocevaldo Santiago destaca a dimensão comunitária do evento: “A Festa é uma grande celebração de tudo que tem sido construído nos últimos anos pós-pandemia. Apesar dos desafios de estar em um bairro periférico, o Teodoro tem criado novas narrativas para a educação, revelando que o conhecimento é um ato de esperança e resistência. Fazer a FLITEO é reafirmar um propósito: acreditar que a educação é capaz de transformar vidas”.
Mais do que promover literatura, a FLITEO inaugura um novo capítulo na história da educação pública da Bahia ao transformar a escola em território cultural, evocando memórias coletivas e projetando futuros possíveis para uma juventude que se reconhece como protagonista de sua própria narrativa.
SERVIÇO:
FLITEO – 1ª Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio
Tema: Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Escola Estadual Teodoro Sampaio – Pirajá, Salvador – BA
Entrada: Gratuita e aberta ao público