O episódio revisita a montagem A vida de Galileu, obra emblemática de Bertold Brecht, estreada pelo TPI em 2010, que uniu rigor histórico e potência estética para aproximar o público das grandes questões
TPI , Salvador |
04/10/2025 às 14:43
Peça Galileu
Foto: DIV
A série de lives O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 chega à sua nona edição na próxima segunda-feira (6), às 19h, no canal do YouTube do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). O tema desta vez será “O Encontro do Teatro Popular de Ilhéus com a astronomia – vida de Galileu”, um mergulho nas conexões entre arte, ciência e reflexão crítica que marcaram a trajetória da Companhia.
A conversa terá como convidados Joaquim Souza Jr., docente do IF Baiano – Campus Uruçuca, licenciado em Física pela UESC e mestre em Ensino de Física pela USP, e Jules Soares, professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas da UESC e coordenador do Observatório Astronômico da universidade. A mediação será feita pelo diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa.
O episódio revisita a montagem A vida de Galileu, obra emblemática de Bertold Brecht, estreada pelo TPI em 2010, que uniu rigor histórico e potência estética para aproximar o público das grandes questões levantadas pelo dramaturgo alemão. Ao trazer a ciência para o palco, a Companhia provocou reflexões sobre liberdade de pensamento, enfrentamento ao obscurantismo e a busca pelo conhecimento como ferramenta de emancipação humana.
Com a proposta de celebrar três décadas de atividades ininterruptas, a série O fio da cena abre espaço para revisitar espetáculos, bastidores e trajetórias que marcaram não apenas a história do grupo, mas também a cena cultural e política de Ilhéus e da Bahia. Cada encontro reforça o compromisso do TPI em tornar o teatro um espaço de diálogo com temas universais, que vão da política à ciência.
Serviço
Live – O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30
Tema: O Encontro do Teatro Popular de Ilhéus com a astronomia – vida de Galileu
Data: 6 de outubro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 19h
Onde: Canal do YouTube do Teatro Popular de Ilhéus