Cultura

JOPRNALISTA RONIWALTER JATOBÁ LANÇA TRILOGIA DA VIDA OPERÁRIA

Dia 23 de setembro, terça-feira, início da primavera, a partir das 19h, o escritor reúne amigos, jornalistas, escritores
Liliana Peixinho ,  Salvador | 22/09/2025 às 19:52
Trilopgia
Foto:

O jornalista e escritor Roniwalter Jatobá- , prêmio Jabuti, com o livro "Sabor de Química"- é mineiro, tem raízes na cultura sertaneja do interior da Bahia, acompanhou, nos anos 1970, a história do êxodo rural nordestino para São Paulo, e assim teve a sensibilidade e compromisso social em protagonizar o operário na literatura.

Do interior das instalações industriais, para as ruas e seus movimentos sociais, o trabalhador Roniwalter aprofundou seu olhar sobre o ambiente vida como jornalista e escritor observando a realidade, onde fatos, detalhes cotidianos e imaginação, se cruzam na construção de histórias, romanceadas em contos e outros gêneros.

A editora Boitempo reuniu três livros : "Sabor de Química", "Crônicas da vida operária" e "Paragens", no projeto "Trilogia da Vida Operaria". Os textos do autor conduzem o leitor a mergulhar na alma do trabalhador brasileiro, onde sonhos, decepções e esperança reforçam coragem e desafios do viver.

Noite de autógrafos

Dia 23 de setembro, terça-feira, início da primavera, a partir das 19h, o escritor reúne amigos, jornalistas, escritores e apreciadores da boa literatura, para noite de autógrafos, no lançamento da "Trilogia da Vida Operária". Roni, como é carinhosamente tratado pelos amigos, fará a recepção no Consulado Mineiro (Praça Benedito Calixto, 74 - São Paulo ).

Trilogia e olhar crítico

Em "Crônicas da vida operária", o autor reconstrói o universo dos trabalhadores fabris dos anos 1970. Explora o intenso fluxo migratório do período para servir de mão de obra barata para o "milagre econômico brasileiro”.

Em "Sabor de química", o escritor mostra um cenário de encontro entre o campo e a cidade. Escrito no fervor da ditadura civil-militar, a obra reforça, segundo críticos, a característica, central do autor em trazer para o foco do seu olhar literário, os despossuídos, desenraizados, as ruas de terra com moradias precárias, a falta de saneamento básico, os salários que não chegam ao fim do mês, os transportes públicos lotados e insuficientes e as humilhações corriqueiras.

Em "Paragens" Roniwalter Jatobá reúne três novelas “Pássaro Selvagem”, “Tiziu” e "Paragens", que dá nome ao livro.