Obra de arte-tecnologia do Coletivo Furta-Cor une história, projeção e interatividade para provocar o público na cultura sapatão; evento no dia 29 de agosto tem entrada gratuita
Gitano Comunicação , Salvador |
27/08/2025 às 11:30
Arte no MAM evento dia 29 de agosto
Foto: DIV
Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), o Cine Furta-Cor realiza a instalação artística interativa "Sapatonizer", no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A obra, que convida o público a ser transformado por um "raio sapatonizador", promove uma reflexão lúdica e crítica sobre identidade, expressão de gênero e representatividade lésbica. O evento acontece das 17h às 21h, sob as arcadas do museu, com entrada gratuita.
A instalação é dividida em dois ambientes. Em um deles, é apresentada uma linha do tempo com a trajetória histórica do movimento lésbico no Brasil, por meio de projeções e ambientação. No outro, o público é convidado a interagir com o "raio sapatonizador", que captura imagens e medidas corporais e as projeta em diferentes estéticas e estereótipos sapatões.
A ideia surgiu das investigações do Coletivo Furta-Cor sobre as representações visuais da sapatonice e da vontade de criar um espaço lúdico, histórico e crítico. O Coletivo Furta-Cor é um organismo cultural pulsante, dedicado à investigação, produção e celebração da arte sapatona e das narrativas LGBTQIAPN+. Sua trajetória, iniciada em 2020, é marcada por uma evolução constante, migrando do digital para o físico e explorando diversas linguagens para amplificar vozes e existências.
Tudo começou na pandemia com a live "Sapatude", um espaço virtual de crítica e afeto que discutia cinema a partir de uma ótica sapatona. Esse foi o embrião de um movimento que rapidamente ganhou corpo e propósito. O coletivo expandiu seu raio de ação, tornando-se uma produtora cultural e lançando uma série de projetos ousados que formam um ecossistema único de arte e pensamento com o Podcast e Videocast Cine Furta-Co, o Cineclube Presencial "Nosso Cineclube Sapatao", o Cine FurTRANScor, o Livro "Baseado em Filmes Reais", o Experimento Cênico Sapatao e recentemente com o Circuito Furta-Cor, projeto que promoveu formação cultural (oficinas de DJ, produção cultural, drag, entre outras) e ocupações artísticas no Centro Histórico de Salvador.
A culminância dessa caminhada de investigação e mobilização se materializa no Sapatonizer, idealizado e produzido por Mariana Passos e Geisa Santos, que contam com a colaboração criativa de Thiê Magalhães, Andressa Santalucia e Isabela Novais. Mais do que uma instalação, é a síntese de tudo o que o Furta-Cor vem construindo: Arte, Tecnologia, Memória e Celebração.
Além da experiência imersiva interativa, o evento contará com uma discotecagem especial, criando uma atmosfera de festa e acolhimento para o público.
FICHA TÉCNICA RESUMIDA | INSTALAÇÃO SAPATONIZER
O quê: Instalação de arte e tecnologia "Sapatonizer"
Quando: 29 de agosto de 2025 (Dia da Visibilidade Lésbica)
Horário: 17h às 21h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
Realização: Coletivo Furta-Cor
Apoio: MAM-BA, Secult-BA, Governo do Estado da Bahia
Contato: (71) 98507-8302 | @cinefurtacor