Cultura

“Conto Aqui, Conto Ali” realiza de 05 a 10 de agosto na Cidade Baixa

Acontece entre os dias 5 e 10 de agosto
Nsanga , da redação em Salvador | 31/07/2025 às 18:11
Conto Aqui, conto ali
Foto:

O personagem Pepe, que descobre na brincadeira um superpoder capaz de transformar o mundo à sua volta, vai percorrer a Cidade Baixa de Salvador entre os dias 5 e 10 de agosto com o espetáculo “O Brincoder de Pepe”, primeira montagem da temporada do projeto “Conto Aqui, Conto Ali”. A peça é uma adaptação cênica do conto infantil de Deco Lipe, ilustrado por Felipe Tognoli e publicado pela Se Liga Editorial. 

Interpretado pelo ator Danilo Cerqueira, com direção do artista transdisciplinar Luiz Antônio Sena Jr., o espetáculo convida crianças e jovens a perceberem a brincadeira como linguagem de expressão e ferramenta de transformação, celebrando a infância como território de imaginação, resistência e potência criativa. Com sessões gratuitas e acessíveis, “O Brincoder de Pepe” será apresentado em escolas públicas, centros culturais e espaços de acolhimento infantil da Península Itapagipana. 

As três primeiras apresentações - que ocorrem dias 05, 06 e 07 de agosto, serão direcionadas e realizadas em instituições mediadas - crianças e jovens de escolas da região, espaços de acolhimento infantil e de ONGs. O trabalho de mediação cultural é desenvolvido pela produtora cultural e arte-educadora Silara Aguiar.

A partir do dia 8, o espetáculo se abre ao público em geral, com uma apresentação às 15h na Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos, que contará com tradução em Libras e um bate-papo com o ator Danilo Cerqueira. No dia 9, a montagem segue para o Espaço Cultural Alagados, às 15h, e no dia 10, às 11h, chega à Varanda Sesi Casa Branca, também com acessibilidade em Libras e um encontro com o autor Deco Lipe após a sessão.

A temporada de “O Brincoder de Pepe” integra o circuito de ações do projeto Conto Aqui, Conto Ali, idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes, nascido e criado no bairro Vila Ruy Barbosa, com produção da DA GENTE Produções. A iniciativa promove o acesso à literatura e às artes cênicas como direito das infâncias e das juventudes, fortalecendo vínculos entre cultura, território e identidade na Cidade Baixa de Salvador.

As próximas contações do projeto trazem ao palco os contos: segunda quinzena de agosto, “A Noite Mágica da Cigarra ZiuZiu e Seus Amigos”, de Dayane Bomfim e Arthurzinho, seu filho de sete anos, com atuação de Dani Souza e direção de Anderson Danttas; já em setembro, “As Aventuras do Cágado Ajapá”, obra do escritor e contador de histórias Rafael Morais, com a atriz Meniky Marla sob direção de Thiago Romero. 

Cada história será apresentada em instituições públicas e culturais da Cidade Baixa, com sessões abertas ao público, recursos de acessibilidade e conversas com os artistas. Além de transformar a literatura em experiência cênica e coletiva, o projeto também realiza a doação dos livros selecionados às bibliotecas das instituições que recebem as apresentações, ampliando o acesso das crianças e jovens ao universo da leitura. Para mais informações, no perfil @contoaquicontoali, no Instagram.

O projeto “Conto Aqui, Conto Ali” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.