Com palestras, workshops e oficinas, o evento reunirá artistas, produtores, empreendedores e especialistas da área musical
Jamil Moreira Castro , Salvador |
22/07/2025 às 04:19
Amanda Mitzz
Foto: Divulgação
O bairro multicultural do Candeal será cenário do 1º Encontro de Música e Negócios SINC – Som + Inovação + Negócio + Conexão, nos dias 6, 7, 8 de agosto, no Guetho Square e na sede da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias. O seminário reunirá artistas, produtores e empreendedores para dialogar sobre inovação, sustentabilidade e economia criativa. Durante três dias, as oficinas, workshops e mesas de debate reunirão especialistas do setor musical e cultural, que discutirão assuntos como acessibilidade, empreendedorismo, gestão de carreira, direito autoral, inteligência artificial aplicada à música, tecnologias digitais e estratégias de distribuição.
Aberta ao público, as inscrições podem ser realizadas no site do www.sympla.com.br. O projeto é realizado pela Pracatum Escola de Música e Tecnologias, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, apoio Sebrae e Music Rio Academy.
O encontro propõe uma imersão em discussões e práticas voltadas à profissionalização da cadeia produtiva da música, com foco em novas tecnologias, gestão de carreira, plataformas digitais, direitos autorais, diversidade e inclusão. Mais do que um seminário, o SINC é uma afirmação da potência criativa dos territórios.
PALESTRAS/WORKSHOPS/OFICINAS
As palestras serão realizadas, das 16 às 18h, no Guetho Square. Na quarta-feira (6), o tema Acessibilidade, Fomento à Cultura e Empreendedorismo: Estratégias para Fortalecer Carreiras Culturais, contará com as participações da cantora e produtora musical Amanda Mittz (SP); Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia; e Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio. A mediadora será Lorena Rosa Teixeira, advogada e gestora cultural, especializada em implementação de políticas públicas de fomento à cultura.
Já na quinta (7), o bate-papo sobre Distribuição Digital versus Direitos Autorais no Contexto da Inteligência Artificial e seus Impactos na Música, vai reunir o Juan, o Mago, produtor e engenheiro de Áudio Criativo; a produtora Rayanne Brum, com trabalhos nos canais Multishow e Bis; e Guta Braga, fundadora da Escola de Música, Copyrights e Tecnologia. A mediação é de Márcia Bittencourt.
Na sexta (8), o ciclo de palestra encerra com tema Gestão de Carreira e Desafios Tecnológicos no Século XXI, reunindo Marina Mattoso, especialista no mercado digital; Anita Carvalho; especialista em música e negócios; e Fernando Gabriel, cantor, compositor e conhecedor da indústria musical. O mediador será Alex Pinto.
Os workshops serão realizados, das 09h às 12h, na Pracatum. Na quinta (7), o tema Inteligência Artificial na criação musical: ferramentas, ética e potencial criativo, será ministrado Juan, o Mago, com a participação de um público formado por produtores, compositores, artistas e estudantes de música. Na sexta, Marina Matoso ministra o curso sobre Música e Dados: Estratégias para ampliar sua audiência no digital, voltado para artistas independentes, produtores e gestores de carreira.
As oficinas, voltadas para produtores, músicos, cantores, compositores, estudantes de música, serão realizadas durante os três dias (6,7 e 8), das 09h às 12h, na sede da Pracatum, no Candeal. Thiago Pugah ministra o tema Produção Musical: Beats, Gravações e Efeitos; Igor Pimenta e Marcos Adriel realizam a oficina sobre Operação de Mesa Digital para Som ao Vivo; e, Tharciso Vaz mostra na prática os segredos e técnicas da Produção musical para Games.
CANDEAL
No Candeal, onde a música moldou ruas, valores e oportunidades, o seminário reafirma o papel da cultura como motor de desenvolvimento local. Foi nesse território, liderado por Carlinhos Brown, que nasceu um modelo inovador de transformação social, reconhecido no mundo todo por seu protagonismo comunitário.
“O Candeal pulsa educação, dignidade e futuro. O SINC é mais uma batida nessa cadência de resistência e invenção, mostrando que a música é também uma política pública de transformação”, afirma Selma Calabrich, diretora executiva da Pracatum.
Com uma curadoria atenta e comprometida com a escuta do território, o SINC fortalece o Candeal como referência nacional na articulação entre inovação musical e economia criativa. Bairro, que sempre é cenário de eventos musicais e festivais culturais, desta vez convida o público para participar destes encontros entre saberes técnicos, tecnologia, arte e empreendedorismo, provocando reflexões sobre os caminhos possíveis para uma economia da música mais sustentável, inclusiva e transformadora.
SERVIÇO
1º Encontro de Música e Negócios – SINC
Inscrições: Gratuitas pelo Sympla
Data: De 06 a 08 de agosto
Programação:
Palestras: Das 16 às 18h
Oficinas e Workshops: das 09h às 12h, Wokshops e Oficinas
Local: Guetho Square e Pracatum – Escola de Música e Tecnologias