"Pinturas são fontes de autoestima e representatividade", diz artista que integra o projeto
Tainara Carvalho , Salvador |
22/07/2025 às 04:13
Yacunã
Foto: @rets
São João do Cabrito, celeiro de uma identidade cultural única e de vibrantes manifestações artísticas, é o próximo e último palco do projeto “Tem Arte nas Ruas”. A iniciativa conecta pessoas, histórias e territórios por meio da criação de pontos de arte pública com participação de 36 artistas - 26 da Bahia e 10 de outros estados, com 36 obras. Em junho, o Projeto “Tem Arte nas Ruas” começou a dar outras cores às vias de Salvador. O bairro do Curuzu, berço histórico de resistência do povo negro, foi o palco de abertura da ação cultural. Já em julho, foi a vez da comunidade do Uruguai abraçar a iniciativa com novas obras e uma celebração em parceria com a Escola Comunitária Luiza Mahin.
Para Yacunã Tuxá, artista visual e ativista originária do Povo Tuxá de Rodelas, no sertão baiano, foi especial. “O projeto me possibilitou construir um diálogo ativo através da arte. É interessante se ver nessa dinâmica relacional, onde você ouve e é ouvido, ensina e é aprendiz. Enquanto pintava, ouvia histórias do cotidiano, algumas dores, muitas alegrias, mas em todas essas falas pude enxergar várias estratégias sutis para viver a vida com dignidade”, reflete.
Como papel essencial na cultura da sociedade, a arte urbana é capaz de estabelecer pontes e criar novas conexões entre os cidadãos e ferramenta de inclusão social. “Eu sou uma mulher indígena vinda de uma aldeia no sertão baiano, ribeirinha do Rio São Francisco. A minha aldeia é a periferia da cidade onde cresci. A arte precisa, definitivamente e para já, ser entendida como indispensável na vida em comunidade, ela é uma excelente ferramenta na luta antirracista, no enfrentamento das desigualdades e, dessa forma, é um meio de transformação da nossa sociedade. O grafite, o muralismo, enfim, as artes que ocupam os espaços urbanos não são apenas formas de transformar a paisagem, de “embelezar” a periferia, mais do que isso, a depender da posição geopolítica em que estão, essas pinturas são verdadeiras fontes de autoestima, força, esperança e representatividade”, afirma.
"Tem Arte nas Ruas" é apresentado pelo Ministério da Cultura, Nubank e Larco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Nubank e Larco, e realização da Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. Para mais informações, acompanhe as redes sociais: @temartenasruas.