Cultura

ALBA CULTURAL LANÇA 3 LIVROS DE JORNALISTAS SOBRE SALVADOR E IPIAÚ

" O Andarilho da Cidade da Bahia", "Personagens Ipiaú" e "Museu do Chico, dia 20, a partir das 15h30min
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/05/2025 às 11:21
Lançamento triplo no saguão da Assembleia
Foto: BJÁ

  No próximo dia 20, a partir das 15h30min, a Assembleia Cultural lança no saguão Nestor Duarte os livros dos jornalistas Tasso Franco (O Andarilho da Cidade da Bahia), José Américo Castro (Personagens de Ipiaú) e Chico Ribeiro Neto (Museu do Chico). São três obras em crônicas e prosas poéticas ambientadas em Salvador e na cidade de Ipiaú, Sul do Estado, na pena de três jornalistas de longo curso.

  Cada obra tem uma narrativa diferenciada da obra embora se assemelhem, pois, se tratam de crônicas e prosas poéticas da vida dessas três cidades, personagens, história, enredos que misturam a história com a ficção na visão de três jornalistas experientes e com vivências nessas cidades. 

  Chico Ribeiro Neto é um mestre nas crônicas dos momentos simples e de personagens populares de Salvador como "O Guarda Lagartixa", "O Cancan das irmãs tripa", "Curió preá e jiboia azul" e também de locais e causos da capital como "A primeira banda de manga", "Um conhaque pra falar de amor", "Amoreiras, Tairu e Ponta de Areia".

  José Américo Castro fala dos "Personagens de Ipiaú" e são mais de uma centena entre eles "Niêta do Pouso do Jacu", "O enigmático Val da Capela", "Clarice do Mingau", "Maria do Fumo", "As bizarras extravagâncias de Chico Zoin", "Doutor Agostinho", "Cleraldo Andrade", "Astrogildo do Avião", "O lobisomem do Bairro Novo".  O autor fala de personagens de políticos aos populares. 

   O jornalista Tasso Franco, o mais veterano dos três, 80, se arrisca em "Poemas em Prosa" e descreve "Salvador a cidade mãe do Brasil", "A Sedutora viúva Suzana", "Cafés e Prosas na Varanda", "O Vendedor de Cabideiros", "O Poeta do Tijolo e os 200 anos da Independência da Bahia", "A Cidade Encalhada na Violência".

   São três bons livros que a Assembleia Cultural lança para seus leitores. No dia do lançamento os livros são doados. Editor: Paulo Bina. Assistentes editoriais: Idalina VilasBoas e Alexdandro Mateus. Ilustrações Borega. Diagramação e Paginação - Bira Paim. Capa e projeto gráfico de "O Andarilho" Tasso Filho e Vitória Giovanini.