Jovem cantora e compositora baiana apresenta 8 faixas autorais. Sonoridade é composta por ritmos percussivos, vocalizes e improvisos vocais
Da Redação , Salvador |
24/04/2025 às 09:54
Mirceia Joradana, 25 anos
Foto: Carla Solano
Com voz cativante e expressiva, a jovem cantora e compositora baiana Mirceia Jordana (@mirceia.jordana) lança seu primeiro álbum “À vontade”, HOJE, dia 24 de abril. Com apenas 25 anos de idade, a artista natural de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina (BA), apresenta uma obra sensível e poética marcada por uma sonoridade viva, construída e pensada por diversos instrumentistas, com influências da música popular brasileira e percussiva. Ouça aqui
O álbum possui oito faixas com canções compostas pela artista em diferentes épocas de sua vida, entre os anos de 2019 e 2024, em que o tema principal é o amor em suas múltiplas formas e as complexidades que perpassam pela conexão humana. As influências rítmicas são diversas e tem como base a MPB e a música percussiva de origem afro-baiana e afro-caribenha. Também estão presentes no álbum ritmos como o xote, samba-reggae, pop, samba de roda e bolero.
“É uma apresentação ampla da musicalidade que venho trabalhando ao longo dos anos. Cada faixa carrega o frescor da espontaneidade e o convite à partilha do amor. O amor através do encantamento, o flerte, o amor próprio, o amor às palavras, o amor que surge através de uma projeção, o amor pela vida”, ressalta a artista.
Outro aspecto que dá alma ao álbum é a contribuição ativa dos músicos envolvidos, com a presença marcante de muitos instrumentos musicais, solos de sopro, vocalizes e improvisos vocais. “À vontade” é, antes de tudo, um álbum humano, construído a muitas mãos, com a escuta atenta de muitos instrumentistas que doaram seus talentos e acrescentaram uma emoção particular em cada música. É um compromisso ético que trago nesse trabalho, de uma música feita por pessoas, para pessoas”, explica a artista.
Um exemplo disso é a música “A cada sol brilhante”, que é totalmente instrumental, com vocalização da melodia. “É uma canção que nasceu corajosa e sem letra. Inspirada na sonoridade de Milton Nascimento, apresenta a melodia principal na voz e flauta, e um clarinete fazendo contraponto”, destaca Mirceia.
A artista conta mais sobre seu processo criativo: “É bastante intuitivo, vou descobrindo o caminho conforme faço. Normalmente a melodia vem junto com a letra e depois busco a harmonia no violão. Cada música desse álbum nasceu de um jeito diferente. ‘Bandeja’, por exemplo, veio quase inteira, num sopro, enquanto ‘Beijo Vadio’ levou semanas e passou por muitas transformações.”
O nome do álbum: “À vontade” traz à tona a leveza e naturalidade com que a música nasce em sua trajetória, desde criança, no ambiente familiar. Aos 12 compôs sua primeira música, um rap em que falava sobre questões sociais; aos 14 já fazia voz e violão nos barzinhos da sua cidade, participava de bandas, saraus e coletivos artísticos. Hoje aprimora seu talento como estudante do curso de Música Popular na Universidade Federal da Bahia.
Para Mirceia fazer música é mais do que uma escolha, é vocação e caminho. “É a música que me norteia. Foi através do meu compromisso com ela que fiz as maiores escolhas da minha vida. É onde fico à vontade para me comunicar sinceramente com as pessoas e expressar toda a beleza que me habita.”
Acompanhe em:
Instagram: @mirceia.jordana
Spotify: Mirceia Jordana
Youtube: /@mirceia.jordana