Arquivo Histórico de Camaçari tem como finalidade promover o acesso e o uso de informação pela comunidade, por meio de atividade de pesquisa.(Secom PMC, informações)
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/04/2025 às 18:50
Arquivo Histórico de Camaçari vai reabrir
Foto: Juliano Sarraf
Na próxima quinta-feira (24), às 17h, o Arquivo Histórico de Camaçari será aberto ao público, que, durante os últimos três anos, teve proibido o acesso ao equipamento, que está localizado na Avenida Eixo Urbano Central, no Centro.
A realização da iniciativa é da administração municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult), que traz como inovação sistema informatizado de geolocalização, além de parte do acervo já digitalizado. Com a abertura, o equipamento voltará com força total para, além de preservar, difundir a história, memória e a cultura da cidade.
Responsável pela salvaguarda, preservação e gestão de documentos de relevância e importância históricas para o município, o Arquivo Histórico de Camaçari tem como finalidade promover o acesso e o uso de informação pela comunidade, por meio de atividade de pesquisa.
De modo complementar, ainda estimulará e promoverá atividades, como palestras, exposições, pesquisas, cursos, oficinas sobre história, memória e identidade em educação patrimonial, mostras e exposições, entre outras, visando colaborar com o trabalho realizado por instituições educacionais, pesquisadores, estudantes e afins, em torno da conscientização sobre o valor do patrimônio e da memória do município.
Gerido pela Coordenação de Patrimônio da Secult, o equipamento abrigará informações, como leis, decretos, livros de atas e de tombo, entre outros de relevância histórica, totalizando aproximadamente 550 metros (m) lineares de registros que compõem o acervo arquivístico.
A estrutura física do imóvel, que abriga o arquivo, possui 286 metros quadrados (m2), distribuídos entre sete salas, quatro banheiros, recepção e copa, além de rampas e banheiros acessíveis. Com acesso livre ao público, o equipamento voltará a funcionar de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h.
O Arquivo Histórico de Camaçari faz parte do conjunto de bens que integra o Centro Antigo do município, que compreende, ainda, o Museu de Camassary e o futuro Cineteatro.