Dama negra merece todas as homenagens da cidade do Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/04/2025 às 18:50
Adeus a dama
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O adeus a jornalista Wanda Chase, que morreu na madrugada desta quinta-feira (3), aos 74 anos, após complicações por uma cirurgia para tratar um aneurisma dissecante na aorta, acontece nesta sexta-feira (4).
A cremação acontece às 16h, no Cemitério Campo Santo, na Federação, e é antecedida pelo velório, na sala 3 no local, a partir das 13h.
2. Natural de Manaus, no Amazonas, Wanda virou símbolo da comunicação da Bahia, sem deixar de lado a luta pela igualdade racial e representatividade.
3. Com pesar, o vereador Hamilton Assis (PSOL) lamentou o falecimento da jornalista Wanda Chase, que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (3), aos 74 anos, em Salvador. O vereador propõe à Câmara uma moção de pesar como homenagem pela sua trajetória. Ele destaca que Wanda construiu uma carreira notável no jornalismo baiano, com passagens por veículos como a Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste.
4. “Lamentamos a partida da Wanda, que é uma referência muito importante na comunicação baiana, brasileira. Quantos de nós não ficávamos felizes ao ligar a TV e ter representatividade. Se hoje ainda vemos poucas pretas e pretos na TV, imaginem nas décadas de 80 e 90, sobretudo falando com tanta maestria sobre diversos assuntos? Não é à toa que Wanda se tornou o ícone do Carnaval de Salvador”, destacou.
5. Hamilton diz ainda que, para além da jornalista reconhecida pela militância e seu conhecimento sobre cultura, “Wanda também vai deixar saudade pela alegria e seu sorriso largo. Uma das pioneiras, enquanto mulher e negra na comunicação, Wanda Chase é referência para muitas e muitos que vieram depois”. Nascida em Manaus, ela recebeu em 2002 o Título de Cidadã de Salvador.
****
6. Cumprindo agenda em Salvador para lançamento de pré-candidatura à presidência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), comentou os índices de segurança da Bahia e do Brasil. Em evento na Casa do Comércio, nesta quinta-feira (3), o governador disse que o país está sendo transformado em um "estado de narcotráfico".
7. "Eu acho que cada um tem o seu estilo de governar. O meu é muito conhecido. Meu primeiro mandamento foi: ou o bandido muda de profissão ou muda do estado de Goiás. Bandido não se cria em Goiás. O governador é responsável por dar segurança pública a seu povo", disse.
8. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nesta quinta-feira (3) um comunicado no qual citou o Brasil entre os países que "sufocam" parte da economia americana, acrescentando que o presidente Donald Trump não permitirá que o país seja "explorado".
9. O comunicado, em português, é atribuído à Casa Branca e foi divulgado um dia após Trump ter anunciado, em Washington, tarifas a produtos importados vendidos para os Estados Unidos.
10. No caso dos produtos brasileiros, a tarifa será de 10%, a mesma anunciada para o Reino Unido. Europa (20%) e China (34%) ficaram com tarifas ainda maiores.
11. "Certos países, como Argentina, Brasil, Equador e Vietnã, restringem ou proíbem a importação de bens remanufaturados, restringindo o acesso ao mercado para exportadores dos EUA, ao mesmo tempo em que sufocam os esforços para promover a sustentabilidade, desencorajando o comércio de produtos quase novos e com uso eficiente de recursos", afirma o comunicado divulgado pela embaixada.
12. Situadas às margens do rio Paraguaçu, as localidades de Coqueiros e Nagé tiveram o fornecimento de água interrompido em decorrência de uma ação criminosa ocorrida nesta quinta-feira (3).
13. Um trecho da adutora que abastece esses distritos de Maragogipe foi manipulado indevidamente por terceiros, em uma suposta tentativa de furto de água, em um ponto abaixo da ponte que liga os municípios de Maragogipe e São Félix, na localidade do Sinunga. O resultado da ação criminosa foi o desabastecimento temporário da população diante da necessidade do reparo emergencial na tubulação.
14. O serviço em andamento na rede adutora deverá ser concluído no início da noite, quando o fornecimento de água será restabelecido. “A retomada do abastecimento é feita de forma gradativa, pois é preciso encher e pressurizar as tubulações novamente. A estimativa de normalização completa nas áreas afetadas é até a tarde de sábado”, informa Júlio César Brito, gerente da Embasa na região. “Até a normalização completa, a recomendação aos moradores é que continuem usando com economia a água armazenada nos reservatórios domiciliares”, indica.
15. O gerente também informa que a Embasa está tomando as medidas cabíveis junto às autoridades policiais para apuração das circunstâncias do crime e identificação e punição dos seus autores. Ele lembra que furto de água é classificado como crime contra o patrimônio, passível de multa e pena de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal.
16. “Este tipo de ação criminosa acarreta grandes prejuízos que vão desde pressão irregular na rede até grandes vazamentos e prejuízo à população atendida, como foi o caso de hoje”, destaca Júlio.
17. Apuarema, Guaratinga, Medeiros Neto e Ubatã são os quatro novos municípios da região sul a aderirem ao projeto ‘Raízes da Cidadania’, do Ministério Público da Bahia. Ontem, dia 1º, e hoje, as equipes do MPBA estiveram nessas cidades e em Itapitanga, Itapebi e Mascote.
18. Visitaram hospitais, unidades de saúde, escolas, além de apresentarem a proposta do ‘Raízes’ nas Câmaras de Vereadores dos respectivos municípios, que integram a lista dos 20 da Bahia selecionados pelo MPBA em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Foram visitadas escolas, unidades de saúde (postos e hospitais), conselhos tutelares, entre outros equipamentos públicos.
19. O objetivo do ‘Raízes’ é melhorar, no prazo de dois anos, pelo menos um dos indicadores sociais relacionados à segurança alimentar de crianças e ]adolescentes, atenção primária à saúde, evasão/abandono escolar, manejo de resíduos sólidos, além dos índices de mortalidade infantil nessas localidades de indicadores frágeis.
20. Nas Câmaras Municipais, o projeto foi apresentado em audiência pública pelos membros do MP a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e outros gestores e servidores municipais, além de representantes da sociedade civil.
16.