Cultura

TV BAHIA PRESTA HOMENAGEM ESPECIAL A WANDA NO BAHIA MEIO DIA

Com informações do Correio
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/04/2025 às 12:32
Colega de jornada Marron esteve bem emocionado no programa
Foto: BJÁ
Uma edição especial do Bahia Meio Dia é apresentada pela TV Bahia nesta quinta-feira (3). O telejornal homenageia a jornalista Wanda Chase, que morreu aos 74 anos após uma cirurgia de coração. Os jornalistas Casemiro Neto e Marrom, além do cantor Tatau, participam da homenagem diretamente do estúdio da televisão. 

Amigo íntimo de Wanda, Casemiro Neto retornou à TV Bahia para a homenagem. "Wanda tinha uma característica muito boa. Quando ela gostava de uma pessoa, demonstrava isso claramente. Quando não gostava, falava na cara também. Nós trabalhamos muitos anos cobrindo o Carnaval juntos. Ela sempre foi preocupada com a notícia, apurando todos os fatos", falou o jornalista. 

Wanda nasceu em Manaus, mas virou símbolo do jornalismo baiano, o que foi lembrado por Casemiro. "Todos sabemos do carinho e da paixão que ela tinha pela Bahia. Mais baiana do que muitas baianas que eu conheço", completou o jornalista. Emocionado, o cantor Tatu lembrou que Wanda foi a primeira a noticiar a saída dele do Ara Ketu. 

Wanda Chase construiu carreira no jornalismo com passagens em importantes veículos de comunicação. Entre eles, a Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste. Se mudou para a Bahia em 1991, e se tornou ainda mais conhecida dos baianos e baianas durante os 27 anos que passou na TV Bahia. Também foi assessora de imprensa do Olodum. Recebeu mais de 40 anos ao longo da carreira.

Mesmo após a aposentadoria, Wanda Chase continuou ativa no jornalismo com sua coluna 'Opraí Wanda Chase', no Portal IBahia, e trabalhando em projetos autorais, como o podcast 'Bastidores com Wanda Chase'. Seu último texto no veículo foi publicado em outubro de 2024, sobre a história da empreendedora e cozinheira Danielle Sales. A última aparição pública aconteceu na cobertura do Carnaval de Salvador deste ano, festa que pesquisava há mais de 30 anos.

O QUE MATOU WANDA

 enfrentava questões de saúde desde o Carnaval, quando contraiu uma virose e começou a apresentar uma tosse persistente. Com o agravamento do quadro, foi acompanhada por pneumologistas e, ao longo das semanas, recebeu diagnósticos de infecção urinária e intestinal. Ontem, foi aconselhada a procurar um cardiologista, que identificou a gravidade do caso e recomendou a cirurgia de urgência.

Durante o procedimento, que durou seis horas, seu coração foi retirado temporariamente para tratamento e mantido por um suporte mecânico. No entanto, ao ser reinserido, o corpo da jornalista não respondeu bem, levando ao seu falecimento.

Veja como foi a sequência:

Pós-Carnaval (fevereiro): Wanda contraiu virose com tosse intensa, sendo acompanhada por pneumologistas
Março: Diagnosticada com infecção urinária e depois intestinal, passou o mês tratando múltiplas complicações
Quarta-feira (2): Durante consulta de rotina, foi encaminhada urgentemente ao cardiologista no Hospital Tereza de Liseaux
Tarde/noite de quarta: Submetida a cirurgia de seis horas para aneurisma dissecante da aorta
Madrugada de quinta: Não resistiu às complicações pós-cirúrgicas