Entre as 52 peças de teatro e performances concorrentes ao Prêmio Bahia Aplaude, o espetáculo Flor D’água, Mulher Rio recebeu duas indicações e mostrou que o interior baiano também é uma grande potência do teatro nacional. Original de Carinhanha, município localizado a 787,4 km de Salvador, próximo da divisa com Minas Gerais, o espetáculo está concorrendo nas categorias de Melhor Atriz e Categoria Especial (composição e trilha sonora), ambas para Sibelle Lélis.
O enredo trata do surgimento da Flor D’água, uma mulher idosa que personifica a própria água, diretamente das profundezas do rio São Francisco. Em um monólogo dinâmico e musical, a senhora transfigura-se em outras mulheres do profundo sertão baiano, que apresentam suas histórias, dramas e vivências. A narrativa tem completa autoria de sua intérprete e atriz carinhanhense, Sibelle Lélis, que, em um solo, povoa a cena com facetas ribeirinhas que refletem personagens femininas reais, dentro do contexto histórico de Carinhanha.
Para Sibelle Lélis, a indicação corresponde a uma abertura de caminho, por se tratar de um espetáculo totalmente artesanal produzido em um município pouco conhecido do interior da Bahia, tanto em aspectos culturais quanto geográficos.
“A temporada foi realizada em uma escola pública, não há teatro ou equipamento cultural convencional em Carinhanha. Nossa plateia inicial era formada por pessoas que nunca tinham assistido a um espetáculo, como pescadores, quilombolas e moradores das agrovilas. Então, ter essa percepção de fora é muito gratificante”, revela Sibelle.
“Eu já me sinto premiada por ver como algo que estava dentro da lata, no papel, tem a força de sensibilizar tantas pessoas. O que mais me comoveu foi a reação forte do público. Eu dou voz a histórias de mulheres que estão em mim e que passaram por questões como violência doméstica, e isso é muito significativo”, explica a indicada ao Prêmio Bahia Aplaude.
Indicados ao Prêmio Bahia Aplaude 2024/2025
O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e do Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e da Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A partir desta edição comemorativa de 30 anos, a Aplaude Produções assume a produção e a realização do evento, que tem a coordenação geral da Caderno 2 Produções. Mais informações estão disponíveis no site: www.bahiaaplaude.com.br.
Sobre o Prêmio Bahia Aplaude - Com três décadas de uma trajetória que reconhece e celebra os destaques das artes cênicas baianas, o Prêmio Braskem de Teatro passou a se chamar Prêmio Bahia Aplaude. Esta alteração reflete um resgate histórico da mais tradicional premiação do teatro no estado, além da ampliação de sua atuação.
O novo título homenageia as origens da premiação, que começou como Troféu Bahia Aplaude e agora expande sua assinatura para novas parcerias. O intuito é fortalecer a cadeia criativa do teatro, dando possibilidade de agregar outras marcas que acreditam no grande potencial transformador da arte, assim como a Braskem, forte impulsionadora do teatro baiano.
Sobre a Braskem - A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.
Sobre o Fazcultura - O Fazcultura é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural da Bahia, instituído pela Lei Nº 7.015/1996, executado pela Secretaria de Cultura - SecultBa em parceria com a Secretaria da Fazenda – Sefaz. O programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associarem sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. O Governo da Bahia assegurou, em 2024, R$15 milhões para a iniciativa, que promove ações de patrocínio tendo como base a renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado, em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. É uma ação do Estado que une fazedores de cultura, empresas patrocinadoras de interesse social e cultural e toda a população, em diversos eventos e projetos artísticos-culturais de diversas linguagens e está disponível para ser acessado pelo Campo Cultural em todo o território baiano. A principal finalidade do programa é patrocinar financeiramente projetos e atividades que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (Lei de nº 12.365/2011).