Cultura

ABI LANÇA 7ª EDIÇÃO DA REVISTA MEMÓRIA DA IMPRENSA NO SÁBADO 05/04

O evento gratuito e aberto acontece a partir das 9h30
Ascom ABI , Salvador | 28/03/2025 às 17:50
ABI lança 7ª edição da Revista Memória da Imprensa
Foto: Divulgação

A Revista Memória da Imprensa chega ao seu 7º volume, registrando a história do jornalismo e pensando o seu presente. Para comemorar o lançamento, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) promove no sábado, 05/04, uma roda de conversa, pocket-show e lavagem festiva. O evento gratuito e aberto acontece a partir das 9h30, no Auditório Samuel Celestino, 8º andar do Edifício Ranulfo Oliveiro, sede da ABI, na Praça da Sé.


Explorando o tema de capa – “A comunicação da violência. A violência da comunicação” – os articulistas da 7ª Revista Memória da Imprensa vão marcar presença no lançamento para debater sobre a brutalidade dentro e ao redor do jornalismo no século XXI. Para o presidente da ABI, Ernesto Marques, o que torna esse tópico tão relevante hoje é a quebra do monopólio da emissão pelos veículos de notícia, que também democratizou o palanque do ódio. 


“O discurso violento sai das redes e invade as vidas de jornalistas e a rotina dos veículos noticiosos. Um dos novos desafios postos com a perda do monopólio da fala é a enorme exposição desses profissionais à própria violência reportada em seu trabalho”, pontuou ele.


Conteúdo


A Revista Memória da Imprensa entrevista cinco jornalistas ilustres a cada edição. Desta vez, estão em destaque o cinegrafista Dalvo Santana (testemunha da reportagem em filme de 16 mm), a revisora Cora Lima (expoente da profissão ameaçada de conferir textos), o cativante Raimundo Lima (ex-editor-chefe da Tribuna da Bahia), a repórter televisiva Anna Valéria (estrela da TV Itapoan, TV Aratu e TV Bahia) e a brilhante Carmela Talento (que foi secretária de Comunicação da prefeita Lídice da Mata).


A publicação traz também o ensaio fotográfico “Elas por Elas”, um mergulho no universo feminino com o olhar que só as próprias mulheres podem ter. Sora Maia, Lúcia Correia Lima, Shirley Stolze, Carol Garcia, Paula Fróes e Marina Silva contribuíram com seus cliques para esse diálogo visual.


Já entre os articulistas, convidados para escrever sobre o tema de capa em textos opinativos e técnicos, estão mais nomes de peso. Escreveram nesta edição Branco Di Fátima, pesquisador do discurso de ódio, Marília Moreira, diretora do Instituto AzMina, Paulo Almeida Filho, consultor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e Augusto Correia Lima, presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e TV da Bahia (Seterb).


Festividades


Como de costume, o lançamento da Revista Memória da Imprensa começa em reflexão e termina em festa. Um dos jornalistas entrevistados nesta edição, Raimundo Lima, vai assumir sua identidade artística como o intérprete e compositor RALLIE, e animar a confraternização com sua voz ao final dos debates. 


O evento ainda vai culminar na 1ª Lavagem da ABI, que vai sair da sede da Associação com uma banda de sopro em direção à Praça Municipal até o Terreiro de Jesus, onde haverá o encerramento com uma homenagem ao jornalista Clarindo Silva. “Vamos aproveitar a inspeção periódica no sistema de combate a incêndios para, literalmente, levar o térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, e lavar com água de cheiro também!”, adiantou o presidente Ernesto Marques.


Confira a programação:

9h – Recepção no Museu de Imprensa e sede da ABI

9h30 – Abertura do evento (com o presidente da ABI, Ernesto Marques)
10h – Roda de conversa sobre comunicação e violência
11h50 – Bate-papo com os entrevistados
12h30 – Pocket show de Rallie

13h00 – 1ª Lavagem da ABI


SERVIÇO

Lançamento da 7a. edição da Revista Memória da Imprensa

Data: 05/04
Horário: 9h
Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé – Centro Histórico)