“A Biblioteca da Meia-Noite” abre a segunda temporada do clube do livro com debates sobre saúde mental
Projeto Conexões Literárias retorna com reflexões sobre escolhas e arrependimentos
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/03/2025 às 11:00
A Biblioteca da Meia Noite já foi comentado por Rosa de Lima no BJÁ
Foto: Reginaldo Ipê
Pro
A Biblioteca Professor Jorge Portugal, da Câmara Municipal de Salvador, recebeu na manhã desta segunda-feira (24) mais uma edição do Conexões Literárias, clube do livro lançado para fomentar a leitura através de dicussões de títulos de gêneros variados. Para a retomada do projeto gratuito e aberto ao público mediante inscrição, a obra escolhida foi “A Biblioteca da Meia-Noite”, do autor britânico Matt Haig, um romance que explora questões existenciais e os caminhos que a vida pode tomar quando tudo parece perder o sentido.
Durante o encontro, mediado pela estudante de Biblioteconomia, Daiane Souza, os participantes compartilharam suas impressões sobre a obra, que narra a história de Nora Seed, uma mulher que, ao chegar a um ponto crítico de sua vida, encontra uma biblioteca mágica onde pode viver diferentes versões de sua existência.
“O livro, apesar de trazer uma mensagem de esperança, gerou sentimentos ambíguos entre as leitoras. Algumas relataram que a narrativa desperta um certo incômodo, funcionando como um gatilho para reflexões profundas sobre arrependimentos, escolhas e saúde mental”, comentou a bibliotecária da Câmara, Normaci Correia.
Como explica Normaci, a proposta do clube do livro "é justamente abrir espaço para trocas sinceras e enriquecedoras, em que cada leitura se torna uma experiência coletiva". O Conexões Literárias segue com novas edições ao longo do ano, sempre trazendo obras que provocam questionamentos e ampliam perspectivas.
Sobre o clube do livro
A leitura e a discussão de livros oferecem inúmeros benefícios, como o enriquecimento cultural, o desenvolvimento do pensamento crítico e a ampliação de perspectivas. "O clube do livro é uma ótima oportunidade para mergulhar no universo literário e compartilhar conhecimento", como diz Normaci Correia.
O Projeto Conexões Literárias promove discussões sobre obras de diversos gêneros literários. Os encontros são gratuitos e abertos a qualquer pessoa interessada em literatura, têm duração média de uma hora e acontecem uma vez por mês na Biblioteca Professor Jorge Portugal, da Câmara Municipal de Salvador, localizada no Centro de Cultura da Casa. O objetivo é criar um espaço acolhedor para troca de ideias e ampliação do repertório literário.
Os livros que serão discutidos a cada encontro são colocados em votação e escolhidos entre os participantes. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail
[email protected] ou pelos telefones (71) 3320-0336/0495.