A sétima edição do Festival Internacional de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) começa nesta quarta-feira, 27 de março, e segue até ddomingo, dia 30, em diversos pontos da Ilha de Itaparica. Com o tema “Bahia, tela do mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo”, o evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais, levando arte urbana para diferentes espaços da ilha.
A edição deste ano conta com a presença de representantes de 11 países, de todos os continentes, além de artistas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Consolidado como o maior festival de graffiti do Norte e Nordeste e um dos maiores do país, o BTC se firmou como um evento itinerante, que ultrapassa os limites da capital baiana e estimula a troca entre artistas e comunidades.
A programação começa no dia 27, às 18h, no Mirante do Solar, Casa de Cultura e Ética, com cerimônia de abertura que inclui apresentação do Samba de Roda Raízes da Gameleira e participação do historiador itaparicano Felipe Brito. No mesmo dia, será realizada uma masterclass sobre arte urbana e mídias sociais, com a presença de Samira Soares, Kuêio, Rabisco Easy e mediação de Allana Gama, na Rua Frei Itaparica, nº 116, no centro da cidade.
Na sexta-feira, dia 28, das 9h às 17h, acontece o tradicional mutirão de graffiti, com a presença do DJ DK Selecta e participação especial da DJ Sista K, na Comunidade Porto dos Milagres. No sábado, 29, os artistas iniciam a pintura oficial dos painéis que irão compor o circuito BTC 2025, das 9h às 17h, em muros localizados no Loteamento Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e Rua Brasileirinho. À noite, a Praça da Quitanda, na orla, recebe o BTC Sound Fest, com atrações como Sista K, Noelson do Cavaco e a banda Simples Natural, das 19h às 22h. No domingo, dia 30, o festival encerra com a finalização dos murais e o registro oficial com todos os artistas participantes.
O evento é realizado pelo Coletivo Vai e Faz e pela Rede Amo, com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Eventos Culturais Calendarizados. Também apoiam a iniciativa Colorgin, SerTão Filmes, Bahia Meu Amor, ManosCap e a Prefeitura de Itaparica. O BTC segue valorizando a participação feminina, com mais da metade das artistas selecionadas sendo mulheres que atuam também na produção técnica e artística do festival.
Instagram: https://www.instagram.com/btcgraffitifestival/