No Brasil, a data é chamada de Dia do Amigo, sem movimento comercial; nos EUA o Valentine's day tem a corrida pela compra de presentes e juras de amor
Tasso Franco , Salvador |
14/02/2025 às 17:23
São Valentim
Foto: REP
Comemorado no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim (Valentine’s Day) ou Dia dos Namorados nos EUA e parte da Europa é uma data de ode ao amor romântico, em que os amantes trocam cartões, flores, chocolates e/ou outros presentes como símbolo de afetividade mútua.
A origem da data remete ao santo que a nomeia: São Valentim teria vivido século III na Roma Antiga, na Roma Antiga. Existem várias lendas acerca da origem e história santo padroeiro dos namorados, a mais famosa diz que ele foi um sacerdote romano que realizava casamentos clandestinos durante o reinado de Claudio II.
O rei havia proibido casamentos pois, após estava perdendo batalhas, mas, o bispo Valentim seguiu realizando casamentos. Então, o imperador mantou mat-a-lo
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado tradicionalmente no dia 12 de junho. O "Dia dos Namorados brasileiro" foi criado pelo publicitário João Doria, que buscava uma data comemorativa para fomentar o comércio no mês de junho, um mês com poucas vendas a época. O dia 12 de junho também é véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".
Hoje, no calendário da igreja católtica é também dia de São Metódio e São Cirilo. A igreja tem santos para todos os gostos. Valentim era bispo de Roma e foi condenado à pena capital no século III. Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.