Lançamento acontece dia 28 de janeiro, às 19h, no bar Velho Espanha, nos Barris
CIA COMUNICAÇÃO , dSalvador |
24/01/2025 às 10:00
Guilherme Varella e o livro
Foto: REP
Para responder a essa e outras perguntas, o professor e pesquisador Guilherme Varella, da Faculdade de Comunicação da UFBa, escreveu o livro “Direito à Folia”, que será lançado em Salvador no próximo dia 28 de janeiro, no bar Velho Espanha, nos Barris, depois de ganhar destaque em diversas cidades do país. O livro, resultado de sua tese de Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), analisa o crescimento da festa, os problemas decorrentes desse crescimento, a dinâmica urbana, a relação histórica entre o Estado e a folia, entre várias outras questões.
O lançamento em Salvador terá direito a um clima festivo, com discotecagem a cargo de Renato Nery. Incluirá ainda um papo descontraido sobre o tema com convidados especiais, como o reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez; a presidente da Funarte, Maria Marighella; os representantes dos blocos De Hoje a Oito e Radiante, respectivamente Adriano Marques e Ademir Souza, entre outros.
Atualmente professor na UFBa, Guilherme Varella foi chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2014/2015) e secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015/2016). É autor do livro “Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil” (Azougue, 2014). Foi também um dos coordenadores da política para o carnaval de rua de São Paulo, desenhada a partir de 2013 na gestão municipal de Fernando Haddad. Em sua tese de doutorado na Faculdade de Direito da USP, ele analisa as balizas, as disputas e os resultados dessa política publica. Propõe que a ocupação das ruas pelos blocos carnavalescos é um direito constitucional que deve ser viabilizado pelo estado, e não domesticado ou reprimido.
Carnaval analisado
Com uma abordagem nova na literatura vinculada à interface entre direito, ciência política e sociologia da cultura, a publicação parte da análise do processo que resultou no crescimento exponencial da folia de rua na cidade de São Paulo, levando em conta a problemática dos direitos dos blocos carnavalescos e a compatibilização com os direitos urbanos, que têm nuances diferentes nas diversas partes do país, mas que convergem para questões comuns. A Bahia, claro, não fica de fora, como observa Varella:
- O tema do Carnaval é um tema fundamental para pensar a cidade de Salvador e todo o Estado da Bahia. O livro traz a perspectiva de como o Estado pode atuar de forma positiva e dialógica com o segmento carnavalesco para que a organização do carnaval seja uma organização democrática que preserve a essência da festa de rua. O livro pode trazer elementos importantes para o carnaval da Bahia sobre a necessidade de preservação de suas identidades culturais e sobre o estímulo à diversidade cultural da festa, na perspectiva de eliminação de possíveis conflitos entre a ordem turística e a ordem cultural.
Serviço
Livro “Direito à Folia”
Autor: Guilherme Varella
Editora Alameda
Páginas: 454
Lançamento: Bar Velho Espanha (Barris)
Data: 28/01
Horário: 19h