Além de apoiar os projetos e eventos do Ilê em 2025, a Neoenergia Coelba levará à comunidade do Curuzu ações de impacto social e de empregabilidade
Da Redação , Salvador |
22/01/2025 às 15:21
Thiago Guth e Vovô do Ilê
Foto:
A Neoenergia Coelba será a patrocinadora dos projetos do Ilê Aiyê em 2025. O primeiro bloco afro do Brasil conta agora com o apoio da distribuidora de energia da Bahia para a realização das oito iniciativas culturais e sociais previstas pela instituição ao longo do ano, que é símbolo de resistência e protagonismo negro. Entre os projetos apoiados no primeiro trimestre estão o Festival de Música Negra, a 44ª Noite da Beleza Negra e o desfile de Carnaval.
A parceria celebra os mais de 50 anos do Ilê Aiyê como um dos maiores representantes da cultura afro-brasileira, enaltecendo a ancestralidade africana e o protagonismo das mulheres negras. Para a Neoenergia Coelba, o patrocínio ao Ilê Aiyê é um marco que converge com seus valores corporativos, promovendo inclusão e cidadania em comunidades historicamente marcadas pela luta por direitos.
Além de apoiar os projetos e eventos do Ilê em 2025, a Neoenergia Coelba levará à comunidade do Curuzu ações de impacto social e de empregabilidade, com o propósito de ir além do aporte financeiro, promovendo serviços, projetos educativos e formação profissional para a comunidade no entorno da Associação da Senzala do Barro Preto. Entre as iniciativas, destacam-se:
* Escola de Eletricistas: capacitação técnica gratuita para mulheres e homens, promovendo inserção no mercado de trabalho. A ideia é facilitar a entrada de jovens e adultos que integram os programas sociais do Ilê Aiyê nas turmas de capacitação.
* Programa Potencialize: Programa interno de aceleração de carreira para talentos negros da Neoenergia Coelba. A intersecção com o Ilê Aiyê possibilita que a equipe da Neoenergia se beneficie com o saber do Ilê nas questões de raça e etnia, assim como a possibilidade de mentorias para os jovens profissionais do Curuzu.
* Programa Jovem Aprendiz: qualificação profissional para jovens em início de carreira e oportunização do primeiro emprego, fundamental para abrir as portas para o mercado de trabalho.
* Neoenergia em Ação: iniciativas sociais voltadas para a educação e conscientização sobre o uso seguro e eficiente de energia, além de serviços públicos.
* Junt+s: Programa de diversidade e inclusão da Neoenergia Coelba, que inclui um grupo de afinidade voltado para as questões de raça e etnia. É focado em promover um ambiente de trabalho de respeito às diferenças, empoderamento e combate ao preconceito.
* Segurança com a rede elétrica: formação de embaixadores de segurança na comunidade, workshops sobre energia e segurança no Carnaval, além de ações de orientações em espaços comunitários para a prevenção de acidentes.
* Eficiência Energética: Realização do projeto Energia com Cidadania no Curuzu e ações educativas sobre o uso racional e eficiente da energia para a comunidade.
“Para a Neoenergia Coelba, patrocinar o Ilê Aiyê é reafirmar nosso compromisso com a valorização da cultura, da identidade e do protagonismo negro, pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Juntos, reforçamos a importância da cultura afro-brasileira e criamos oportunidades reais de transformação social nas áreas onde atuamos”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
O Ilê Aiyê, que desde 1974 transforma arte e música em instrumentos de luta e expressão, celebra a parceria como um passo importante para a continuidade e ampliação de seus projetos.
“A parceria com a Neoenergia Coelba é essencial para o fortalecimento e a manutenção do nosso plano anual. Eventos como o Carnaval, a Noite da Beleza Negra, o Festival de Música Negra e o Cortejo da Liberdade são fundamentais para celebrar a ancestralidade e valorizar a identidade negra. Essa parceria nos ajuda a manter viva a tradição e a expandir o impacto cultural e social do Ilê Aiyê, reafirmando o compromisso com a preservação e a promoção da cultura afro-brasileira. Estamos confiantes de que essa união trará resultados duradouros e transformadores”, afirma o fundador e presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê.
Cultura e desenvolvimento de mãos dadas
Essa parceria, que conta com parte do investimento viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), ressalta o compromisso de unir tradição, cultura e responsabilidade social, fortalecendo o legado do Ilê Aiyê e ampliando o impacto positivo da Neoenergia Coelba na Bahia.
Entre as iniciativas contempladas com o patrocínio estão os desfiles do bloco durante o Carnaval, a Escola Mãe Hilda, que promove educação antirracista, e o projeto Band’Aiyê, que conecta a música do Ilê às novas gerações. Seguem exemplos de eventos e iniciativas do Ilê para 2025:
Projeto Band’Êre: Escola de Percussão, Canto e Dança para crianças e adolescentes com aulas de História Afrobrasileira, Interpretação e Linguagens, Ritmos Musicais e Saúde do Corpo.
Festival de Música Negra: Concurso de música em que os finalistas ganham o Troféu Pássaro Preto e as canções vitoriosas passam a integrar o repertório do carnaval.
Noite da Beleza Negra: Concurso cultural que destaca a beleza negra, incluindo apresentações de dança e música e marca a escolha da rainha do bloco no Carnaval, a Deusa do Ébano.
Caminhada da Liberdade: Evento organizado em parceria com o Fórum de Entidades Negras da Bahia, sendo um manifesto contra o racismo e a celebração da cultura negra.