Cultura

TERNO DE REIS "ETERNA JUVENTUDE" CELEBRA 25 ANOS COM CORTEJO NO PLEÔ

Dia 5 de janeiro, 18hs
Isabelle Santana ,  Salvador | 04/01/2025 às 13:23
Acontece domingo, 5, a partir das 18hs
Foto: DIV


O primeiro domingo do ano será marcado pela magia do Terno de Reis “Eterna Juventude”, que realizará seu tradicional desfile no coração do Centro Histórico de Salvador, às 18h. Gratuito e aberto a todos os públicos, o cortejo sairá do Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, trazendo um espetáculo que une tradição, inclusão e sustentabilidade.

Sob a liderança do artista plástico Joaquim Assis, presidente do Grupo Eterna Juventude, o desfile comemora os 25 anos do Terno de Reis “Eterna Juventude”, prestando um tributo às pessoas idosas e destacando seu papel fundamental na preservação das tradições populares de Salvador.

“O nosso Terno de Reis Eterna Juventude surgiu para resgatar essa manifestação popular que já vinha perdendo forças ao longo dos anos. As senhoras que fazem parte do grupo e desfilam conosco são mulheres idosas que já participaram de Ternos de Reis que hoje não existem mais. Temos a responsabilidade de manter viva essa identidade e nossa cultura de forma inclusiva e representativa”, afirma Joaquim Assis.

A preparação para o desfile, que promete emocionar e inspirar o público, começou em dezembro de 2024, com oficinas gratuitas de figurinos e adereços ministradas por Joaquim Assis. Os trajes, confeccionados com materiais recicláveis, reforçam a mensagem de sustentabilidade e conscientização ambiental, uma marca registrada do trabalho do artista.

O projeto Terno de Reis “Eterna Juventude" foi contemplado pelo edital Claudete Macedo de apoio a festas populares, tradicionais e identitárias com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço

Desfile do Terno de Reis “Eterna Juventude”

Data: 5 de janeiro de 2025

Horário: 18h

Local: Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (Concentração no Largo Quincas Berro D’Água)