Garanto a vocês que é uma Expo belíssima
Tasso Franco , Salvador |
15/12/2024 às 18:06
Sensíveis
Foto: BJÁ
A exposição da argentina Olga Gómez – Alegria da Criação - é fantástica e está em cartaz no Museu de Arte da Bahia – MAB, no Corredor da Vitória, até 23 de fevereiro, com entrada gratuita.
Olga Gómez vive na capital baiana desde 1986 e é a fundadora da Companhia "A RODA de Teatro" de Bonecos.
Através de desenhos, bonecos, brinquedos, sombras e cenografias de espetáculos produzidos ao longo de quatro décadas, os visitantes conhecerão o universo criativo da artista, em um ambiente que recria o ateliê de Olga, de uma beleza singular por sua leveza e criatividade.
Os bonecos em cedro só faltam falar. Alguns até falam e o público pode interagir mexendo numa pequena moviola. Fala por simbolos, sinais, o cavalgar de um cavalo, por exemplo. Ficamos encantados eu e minha neta percorrendo os salões da expo.
Fomentada pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, do Governo Federal, a mostra conclui uma jornada criativa que começou no início do ano o objetivo da exposição é o de promover estímulos sensoriais no público.
Olga diz: “Cada um dos bonecos articulados representa um esforço por evoluir na ideia da animação da matéria, para oferecer algo interessante à plateia”.
Tudo à disposição visual do público até final de fevereiro. Esculturas, bonecos, desenhos e cenografias dialogam com representações geométricas, conectando as obras com o espaço, unindo a abstração e a figuração.
É preciso lembrar, ainda, que a exposição celebra os 27 anos de nascimento da Companhia A RODA. Marcus Sampaio, que também é um dos seus fundadores, juntamente com Olga e Stella, aponta que a mostra, assim, “abre uma janela para o público conhecer um pouco mais da amplidão criativa de Olga Gómez, que movimenta A RODA desde a sua formação, em 1997”.