Comemoração dos 150 Anos da Grande emigração italiana no Brasil, durante a Feira Literária Nacional "Più Libri Più Liberi". Sala cheia de público.
Tasso Franco , Salvador |
08/12/2024 às 18:23
Lançamento em Roma, Itália
Foto: DIV
A obra " Zélia Gattai e l'emigrazione italiana in Brasile", de Antonella Rita Roscilli, foi apresentada hoje, 8 de dezembro, em Roma, dentro dos eventos desse ano, para a comemoração dos 150 Anos da Grande emigração italiana no Brasil, durante a Feira Literária Nacional "Più Libri Più Liberi". Sala cheia de público.
Ao lado de Roscilli está a Ministra-Conselheira dr.a Silviane Tusi Brewer da Embaixada do Brasil na Itália (vestida de azul), que veio como representante do Embaixador do Brasil S. E. Renato Mosca de Souza. Ela fez um discurso muito bonito. Os outros também.
Além de Antonella Roscilli, os que estão na foto e que apresentaram a obra foram o Deputado Fabio Porta e o prof. Norberto Lombardi, diretor da Coletânea "Quaderni dell'Emigrazione" da editora italiana Cosmo Iannone. O livro è o n. 43 desta importante Coletânea. Foi um dia denso e importante para a Itália, para o Brasil, para Bahia.
OUTRA PARTICIPAÇÃO
A escritora Antonella Rita Roscilli estará presente nesta Feira Literária Nacional italiana com o seu livro de contos bilíngüe (italiano e português) “Storia di un Pino di città e altri racconti” (Antonio Dellisanti editore), presente no espaço da Associazione Pugliese Editori da Região Puglia (que teve jà seu lançamento no Instituto Guimarães Rosa da Embaixada do Brasil em Roma).
A outra obra è uma novidade do espaço da editora Cosmo Iannone: “Zélia Gattai Amado e l’Emigrazione italiana in Brasile”, escolhida para representar e homenagear os 150 anos da Emigração italiana no Brasil. Terá seu lançamento nacional no dia 8 de dezembro, na Sala Vega, às 10h30 da manhã. Na conferência participam o Embaixador do Brasil na Itália, S.E. Renato Mosca de Souza; Fabio Porta, Deputado italiano eleito na América do Sul-Circoscrizione Estero, Presidente da Associazione di Amicizia Italia-Brasile; e o professor Norberto Lombardi, Diretor da Coletânea “Quaderni sulla migrazione” da própria editora Cosmo Iannone.
O livro conta com introduções da prof.a Evelina Hoisel (ex-Presidente da Academia de Letras da Bahia-ALB no Brasil), da saudosa Myriam Fraga, poetisa e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado; do deputado italiano Fabio Porta, e posfácio do prof. Roberto Vecchi (Università di Bologna). Traça a trajetória da assim chamada Grande emigração italiana, além do Oceano Atlântico, entre finais do século XIX e início do XX, destacando os contextos sócio-políticos italianos e brasileiros em que ocorreram após longas pesquisas que revelam os valores que acompanharam muitos emigrantes, com as dificuldades que foram obrigados a enfrentar em terra estrangeira, como também com as vitórias.