Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro (em frente à Praça Castro Alves), até 10 de janeiro. A mostra tem curadoria de Sagaz e conta com uma média de 30 obras dos artistas visuais baianos Sagaz e Pipino.
Tasso Franco , Salvador |
05/12/2024 às 12:07
Expo de grafites
Foto: Jefferson Peixoto
Como parte do Curto Circuito das Artes, a exposição “Plantações de Autoestima” segue aberta para visitação gratuita na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro (em frente à Praça Castro Alves), até o dia 10 de janeiro. A mostra tem curadoria de Sagaz e conta com uma média de 30 obras dos artistas visuais baianos Sagaz e Pipino.
Por meio de telas, pinturas digitais, esculturas e instalação, os artistas abordam temas como agricultura familiar, beleza do homem negro e saúde mental. Em cada obra é possível contemplar uma mistura de inspirações a partir das ruas e da conexão Salvador-Amélia Rodrigues, com narrativas pessoais e profissionais unidas através dos trabalhos desenvolvidos por esses dois artistas com o Graffiti, expressão que é um dos elementos da cultura do hip hop.
Pipino, natural do município de Amélia Rodrigues, traz elementos do campo e a beleza natural das cores e das frutas, baseados na valorização do plantio e da agricultura familiar. Já o soteropolitano Sagaz transformou em arte sentimentos relacionados à beleza enquanto homem negro, à valorização e empoderamento da mulher negra e aos atravessamentos enfrentados no período da pandemia.
“Esse projeto é uma oportunidade única de transmitir uma mensagem profunda e significativa através das artes visuais. É a junção de dois artistas, um da capital e outro do interior da Bahia, com suas múltiplas vivências da arte e do seu respectivo cotidiano”, afirma o grafiteiro Pipino, convidando o público para explorar o trabalho exposto no TGM. A exposição vai além de uma simples exibição de obras – é uma verdadeira celebração da cultura e da identidade negra, promovendo uma reflexão sobre autoestima, inclusão e a importância de valorizar as raízes e a ancestralidade.
Sagaz conta que a exposição é um marco para o trabalho desenvolvido pela dupla. “Eu já fiz algumas exposições de forma coletiva e uma única individual em 2015, mas dentro dessa proposta, com trabalhos inéditos, é a primeira vez que estamos fazendo uma exposição em um espaço grande e com uma visibilidade maior em comparação às anteriores. Estamos muito felizes em ter recebido esse apoio da FGM e da Funarte por meio do edital do Curto Circuito das Artes e em poder expor a nossa arte aqui neste local tão simbólico”, diz.
Visitação e oficinas – A visitação à exposição “Plantações de Autoestima” pode ser feita gratuitamente de quarta a sábado, das 14h às 18h, e também envolve atividades artísticas. A programação faz parte da 2ª edição do Curto Circuito das Artes, festival realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.
Nesta quinta-feira (5), às 16h, será realizada a primeira oficina de Graffiti com a artista Pita na área externa do Boca de Brasa Centro, na Ladeira da Barroquinha, 2. No sábado (7), das 10h às 11h, haverá uma roda de conversa sobre Plantações de Autoestima com Sagaz e Pipino na Casa do Benin, no Pelourinho. A programação completa das oficinas, que vão até o próximo dia 18, bem como as inscrições, podem ser feitas no perfil do Instagram @producoesdenuances.