A estante literária da Cantina da Lua é uma livraria à disposição do público
Da Redação , Salvador |
01/12/2024 às 10:44
Estante literária da Cantina da Lua
Foto: BJÁ
O novo livro de Tasso Franco intitulado "O Homem Verde do Ginásio", contos, já está à venda (R$50,00) tamém na estante literária da Cantina da Lua, no centro histórico de Salvador, a casa acolhedora de Clarindo Silva.
Em comentário, Rosa de Lima diz: Ao os depararmos com esse tipo de obra devemos considerar o universo contextual, a linguagem e os costumes da época, passado e presente, os conceitos e preconceitos. Pode ser que muita coisa aos olhos atuais pareça insignificantes, porém, não as vemos assim. Tudo seu lugar na história e na época em que se passou.
E, como diz o autor, nós, os letrados achamos que somos os donos da verdade, os sábios, e que os demais devem seguir-nos em ensinamentos, na maneira de ver e entender o mundo, quando o povo – esse ser impessoal – tem uma maneira de perceber e participar diferenciadas, desde a crença em Deus, no Diabo e nas coisas da natureza – os bichos, as plantas, o tempo, o sol, o céu, a lua, o rio, a mata, etc – e que são um universo à parte e que deve ser entendido e respeitado.
Creio que, na essência é isso que está no livro “O Homem Verde do Ginásio”, contos de avejão, de “horror, amor e virtude” com narrativa de um mundo a parte que está enraizada na cabeça do povo e dela ninguém tira e/ou modifica. As histórias, pois, são de bruxas, visagens, um padre rasga mortalha, o lobisomem, o nego d’água, um tubarão de água doce, um barbatão voador, cantigas para levantar a morte do amor, o bozó dos boêmios, a família que comia botões, um pintor que pintava com a rola, o pote de ouro, a serpente que engoliria uma igreja, um bode preto que queimava armazéns de sisal, enfim, surrealismo puro, bem escrito, bem elaborado e que merece a atenção dos leitores.
A leitura por assim dizer, o correr da pena é em linguagem de fácil compreensão e, até creio, alguns desses contos de avejão os leitores já tenham ouvido falar com outras versões, como a existência do lobisomem aculturado, civilizado - e há centenas de livros sobre esse personagem pelo mundo à fora; a busca do pote de ouro, da riqueza fácil, o que é também um tema universal; o sonho de deixar à cidade grande e ir morar no campo; o boi barbatão voador; as ameaças de Lampião e assim por diante.