Com informações da Agência Estado
Tasso Franco , Salvador |
26/11/2024 às 18:26
Evento acontece dia 29
Foto: DIV
O centenário do ex-governador Antonio Lomanto Júnior acontece em sessão especial no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia no dia 29 de novembro (sexta-feira), às 16h. Após a solenidade será celebrada uma missa na Igreja Santo Antônio da Barra, às 19h. As homenagens são realizadas em mais duas cidades da Bahia. Em Jequié, no dia 21 de novembro, ocorreu sessão especial na Câmara Municipal. Em Juazeiro, a Câmara Municipal realizará uma sessão especial no dia 6 de dezembro, às 10 horas.
Vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador e senador, Lomanto Junior formou-se como dentista, mas logo iniciou uma carreira política influenciada pelo líder Otávio Mangabeira. Sempre fez política voltado para as necessidades municipais, para o desenvolvimento da agricultura e para a qualidade de vida do camponês. Em 1962, elegeu-se governador da Bahia, com o slogan “Feijão na panela”. Foi sua a iniciativa de construir uma estrada ligando Salvador a Juazeiro, na fronteira da Bahia com Pernambuco.
No Senado, apesar de apoiar o governo, Lomanto Junior sempre fez oposição a Antonio Carlos Magalhães, principal liderança baiana a sustentar o regime militar. Na atuação parlamentar no Senado foi municipalista e chegou a propor a constituição de uma comissão permanente para tratar exclusivamente das questões dos municípios. Também é autor de propostas como a de uma PEC para destinar ao Nordeste a aplicação de 30% da receita tributária da União e de projeto que instituiu o dia nacional do psicólogo.
Faleceu no dia 23 de novembro de 2015, em Salvador (BA), aos 90 anos de idade.