Como parte das celebrações pelo Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, o jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva, fará uma palestra, no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), intitulada “Longa Caminhada: Pelourinho Ontem, Hoje e Amanhã”. O evento, às 14h30 desta segunda-feira (18.11), acontecerá no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, e é aberto aos servidores dos tribunais de contas do Estado e dos Municípios, à administração pública e à sociedade em geral.
Na palestra, Clarindo compartilhará suas reflexões e experiências na luta contra o racismo e na promoção da inclusão, do empoderamento da comunidade negra e na defesa da preservação do Centro Histórico de Salvador. Ele conduzirá o público por uma jornada de reflexão sobre o histórico e o futuro do Pelourinho, e como ele simboliza a luta, as conquistas e os desafios da população negra ao longo dos séculos. O evento é promovido pelo TCE/BA e Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), com apoio institucional do Instituto Rui Barbosa.
A trajetória de vida de Clarindo é marcada pela dedicação à cultura e à transformação social, o que faz dele um dos grandes defensores da valorização da memória e da resistência negra. Entre outras coisas, ele discutirá como a cultura pode ser um potente instrumento de educação, conscientização e transformação social, abordando também o papel fundamental da história e da memória na construção de um futuro mais justo e igualitário.