De acordo com o Portal Correio, o evento, apelidado de “Janjapalooza” pela influência da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, ocorrerá de 14 a 16 de novembro na Praça Mauá,
Tasso Franco , Salvador |
14/11/2024 às 16:24
Festival é conhecido como "Janjapalooza"
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A Itaipu Binacional e a Petrobras destinaram um total de R$ 33,5 milhões ao festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, conhecido nas redes como “Janjapalooza”, e à reunião do G20, conforme divulgado pelo Estado de S. Paulo. Do valor total, a Itaipu investiu R$ 15 milhões para apoiar o festival e outros eventos paralelos ao G20 Social, enquanto a Petrobras destinou R$ 18 milhões para a organização do G20 por meio de um acordo de cooperação internacional.
Questionadas, outras estatais como Banco do Brasil e Caixa não informaram os valores investidos no evento, enquanto o BNDES se absteve de divulgar e direcionou as questões ao Ministério da Cultura, que se comprometeu a revelar esses dados em breve. Nos últimos anos, o uso de recursos de estatais para financiar eventos tem sido uma prática recorrente na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o Portal Correio, o evento, apelidado de “Janjapalooza” pela influência da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, ocorrerá de 14 a 16 de novembro na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, a programação inclui shows de artistas renomados como Alceu Valença, Zeca Pagodinho e Ney Matogrosso e coincide com o G20 Social, uma reunião de representantes da sociedade civil.
O Serpro prestou apoio técnico para garantir a conectividade do evento, enquanto outras entidades, incluindo a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEIA), a prefeitura do Rio de Janeiro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), também ofereceram suporte.
Segundo a Petrobras, o financiamento ao evento, vinculado a um acordo com a OEIA, está alinhado às prioridades do G20 e à política de transição energética da empresa. A Itaipu justificou o apoio ao festival como parte de uma estratégia de participação em debates globais sobre questões sociais e ambientais. A Secretaria-Geral da Presidência da República, que coordena o G20 Social, também faz parte da organização do festival, e cada artista receberá um cachê simbólico de R$ 30 mil.