Nesta quinta, dia 14 de novembro, às 15h, o Cineclube Augusto Omolu apresenta o curta-metragem "A Bicicleta do Vovô", dirigido por Henrique Dantas. A sessão, que será realizada na Casa Augusto Omolu, é uma oportunidade imperdível para todas as idades, explorando a relação afetiva e rica entre avô e neto através de uma narrativa mágica e repleta de simbolismos.
O curta “A Bicicleta do Vovô” transporta o público ao Reino do Sertão Pelejado, onde homens-morcegos capturam lendas através de televisores. Nesse cenário fantástico, o Super Tigre e o Mestre Conselheiro surgem para proteger o planeta das forças malignas da Feiticeira Mabá. Contando essas histórias, vô Rui transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, ressignificando símbolos da cultura brasileira com um olhar lúdico e afetuoso.
Após a exibição, o diretor Henrique Dantas conduzirá uma conversa com as crianças e o público em geral, compartilhando seu processo criativo. Esta interação será uma oportunidade única para o público entender mais sobre os bastidores da produção e a visão do diretor sobre temas como memória e imaginário cultural. Para tornar a experiência inclusiva, a sessão contará com recursos de acessibilidade.
Sobre a Casa e o Cineclube Augusto Omolu
Localizada no coração da comunidade Pela Porco, a Casa Augusto Omolu é uma organização não governamental que foi criada em 2002, pelo renomado bailarino e coreógrafo Augusto Omolu. Uma instituição comprometida com o desenvolvimento cultural e social de crianças, adolescentes e idosos. O Cineclube Augusto Omolu, portanto, é um espaço dedicado à exibição de filmes que promovem a cultura e busca proporcionar reflexão, aprendizado e entretenimento à comunidade carente onde está inserido. O projeto tem como principal objetivo fomentar o acesso à produção cinematográfica local e nacional, criando um ambiente de integração cultural e diversão através do audiovisual.
O projeto conta a direção geral de Bira Carvalho, educador, um dos coordenadores da ong, e irmão de Augusto Omolu. A produção e curadoria é de Carollini Assis, produtora e roteirista, e Valber Carvalho, cineclubista, educador e produtor do Projeto Redes Cineclubista nas Escolas. A apresentação é de Gleciara Ramos, artista plástica, educadora, cineclubista, foi presidente da União de Cineclubes e criadora do Box pela Diversidade.
O Cineclube Augusto Omolu foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço:
Data: 14 de novembro
Horário: 15h
Local: Casa Augusto Omolu
Endereço: R. Fortunato Benjamin Saback, 93 - Baixa de Quintas
Entrada gratuita
Instagram: @cineclubeaugusto.omolu
@casaomolu1222