Evento gratuito na Academia de Letras da Bahia acontece no dia 7, quinta, às 19h, reunindo o ator Bertrand Duarte, o jornalista Jefferson Beltrão, a arquiteta Larissa Iten e o violonista Juan Portugal
Tasso Franco , da redação em Salvador |
04/11/2024 às 12:52
o ator Bertrand Duarte, o jornalista Jefferson Beltrão, a arquiteta Larissa Iten
Foto:
O escritor Johann Wolfgang von Goethe, um ícone da cultura mundial, inspira “Leitura Dramatizada” na Academia de Letras da Bahia (Avenida Joana Angélica), nesta quinta-feira, 7 de novembro, a partir das 19h. O evento gratuito vai contar como intérpretes com o ator, diretor e publicitário Bertrand Duarte, com o jornalista e radialista Jefferson Beltrão e com a arquiteta, videomaker e fotógrafa Larissa Iten. O violonista Juan Portugal fará o encerramento da noite.O programa é realizado pela Associação Goethe da Bahia Salvador, fundada em 2022 e que tem como presidente Álvaro Almeida, que abrirá a noite com breve alocução agradecendo ao presidente da ALB.
Serão interpretados os textos “Ifigênia em Táuride”, “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, “Fausto” e “Os Sofrimentos do Jovem Werther”. Após a Leitura Dramática acontecerá execução de três peças de música erudita pelo violonista Juan Portugal: canção alemã infantil tradicional “Kommt ein Vogel geflogen” (que significa “Um pássaro vem voando”); variações sobre um tema de Mozart, de Fernando So;, e “Prelúdio n°4”, de Villa-Lobos.
Sobre Goethe
Nascido em Frankfurt am Main, Alemanha, em 28 de agosto de 1749, Goethe foi um dos maiores poetas de todos os tempos, tornando-se um cânone da cultura Ocidental. Embora tenha estudado Direito por influência do pai, a grande paixão de Goethe sempre foi a literatura. Porém ele se destacou também em várias outras áreas, como filósofo, estadista, cientista, desenhista, autor dramático e teórico de arte. Aos 25 anos Goethe escreveu “Os Sofrimentos do Jovem Werther”. Com este livro, Goethe alcançou fama internacional.
Sua obra prima, porém, foi “Fausto”, cuja segunda e última parte só foi publicada em 1833, quando Goethe já tinha mais de 80 anos. Trata-se de um poema trágico que fala sobre o amor como salvação para todos os males. Ambientado na Alemanha do ano de 1500, seu protagonista, Heinrich Faust, tem tanta sede de saber que até um pacto com o demônio ele faz em busca de mais conhecimento. “São notáveis igualmente as contribuições de Goethe no campo da mineralogia, botânica e física, o que o tornam um dos grandes gênios enciclopédicos da Europa oitocentista”, considera Álvaro.
SERVIÇO:
Leitura Dramática de Johann Wolfgang von Goethe
Com: Bertrand Duarte, Jefferson Beltrão e Larissa iten. Parte Musical com Juan Portugal
Quando: 7 de novembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 98 – Nazaré)
Ingresso: Entrada franca