Cultura

CONGRESSO ESPIRITA DA BAHIA FORTALECEU DOUTRINA, p LILIANA PEIXINHO

Nos auditórios do Fiesta Convention Center, cerca de mil participantes, representando centenas de municípios das diversas regiões da Bahia e outros estados, compartilharam propostas, ideias, experiências no objetivo de colaborar com os
Liliana Peixinho , Salvador | 03/11/2024 às 20:16
Representantes de vários municípios baianos
Foto: LP
 
O Brasil tem cerca de quatro milhões de seguidores da doutrina espírita, a maior do planeta, e nas avaliações dos participantes do 22° Encontro Estadual de Espiritismo, encerrado neste domingo, a Bahia fortaleceu sua referência histórica em trabalhos de mobilização da doutrina.

O 22° Encontro Estadual de Espiritismo, promovido pela FEEB- Federação Espirita do Estado da Bahia, debater, de sexta a domingo, sobre os caminhos da educação para o Ser, em olhar transversal, múltidisciplar.

Nos auditórios do Fiesta Convention Center, cerca de mil participantes, representando centenas de municípios das diversas regiões da Bahia e outros estados, especialistas em educação compartilharam propostas, ideias, experiências no objetivo de colaborar com os desafios sociais cotidianos do país.

A troca de saberes, conhecimentos, ideias, atitudes, mobilizaram as rodas de debates sobre alternativas, possibilidades, propostas educacionais que promovam o Ser.

Os modos de consumo, produção e descartes; a construção de valores, a alimento da amizade, afetos, compromisso com o outro, reforçaram a necessidade de atitudes individuais em nome do coletivo.

O cuidado em passar informações adiante, adquiridas sob observação de contextos
educativos no cotidiano familiar, empresarial, cidadão, ganhou ênfase nos diversas painéis temáticos.

Na avaliação de coordenadores FEEB, como Edinolia Peixinho ( esposa do recém falecido, médico, filosófo, professor, André Luiz Peixinho- autor da proposta do tema do encontro: "Caminhos da Educação", de forma transversal) o 22° EEE- Encontro Estadual de Espiritismo, fortalece a atitude pioneira da Bahia (com a implantação do primeiro Centro Espírita do Brasil, há 117 anos), alimenta o Projeto Memórias da FEEB como espaço de pesquisa, catalogação e ampliação do acervo.

Edinolia agradeceu diversas doações de livros para a ampliação de títulos do Projeto Memórias da FEEB- Federação Espírita do Estado da Bahia.

Edinólia Peixinho, coordenadora FEEB ( esposa do recém falecido, Dr André Luiz Peixinho).

" Alimentamos a imortalidade com legados, memórias, trabalhos realizados com amor, entrega, coragem, compromisso, conhecimento repassado".