Cultura

LANÇADA RELEITURA DE "OS TRÊS PORQUINHOS" POR PALMIRA HEINE

Na nova versão do clássico, os três irmãos porquinhos aprendem o valor da compaixão
Frente & Verso ,  Salvador | 21/10/2024 às 08:47
Palmira Heine
Foto: DIV
Os Três Porquinhos em: Depois do sopro do Lobo é o mais novo livro da escritora e professora baiana Palmira Heine. Com vasta experiência na literatura infantil, a autora tem um gosto peculiar pela releitura de clássicos. A professora já produziu cinco releituras ao longo de sua carreira como escritora. Chapeuzinho no Pelô (2020), Mila, a pequena sementinha (2021), A borboletinha não quis mais ficar na cozinha (2022), A Cigarra e a Formiga: uma aventura em Salvador (2023) e – agora Os Três Porquinhos em: Depois do sopro do lobo (2024) são algumas das obras que se inspiram no clássico para trazer um olhar mais contemporâneo e necessário ao desenvolvimento pessoal da criança. “Com esse tipo de narrativa podemos questionar estereótipos e trazer novas roupagens para os personagens, como ocorreu com o famoso vilão nesta versão da história”, pontua Heine.

Neste novo livro dedicado aos pequenos leitores, a escritora aborda a relevância do perdão e como a compaixão pode ajudar a salvar vidas e resgatar vínculos. A releitura da autora baiana para este clássico da literatura provoca reflexão de como é possível olhar situações de conflito em novas perspectivas. Lobo e porquinhos, que já foram inimigos um dia, conseguem construir uma nova história de amizade.

Na versão de Palmira, o lobo que já foi tão ameaçador é quem precisa de ajuda. Ele que não se cansava de tentar derrubar a casa dos inofensivos porquinhos, está preso em casa acometido por arrependimento e desanimo. Na criativa versão de Palmira, os irmãos Prático, Heitor e Cícero vivem felizes depois de superados os conflitos com o lobo. Tudo muda quando um deles recebe a mensagem da Terapeuta Coruja, sinalizando que o lobo precisa de ajuda. "Toda história, toda mesmo, sempre pode ter outro desfecho", comemora a autora.

A nova obra infantil traz nas entrelinhas a importante mensagem de que todos nós podemos errar. E – o mais importante: aprender com os erros e evoluir como seres humanos. Refletir sobre a importância do perdão é um convite valioso, para crianças e adultos. Na nova narrativa, os porquinhos desculpam o Lobo que aprende com os erros e busca ser uma nova pessoa. “É uma metáfora para as nossas vidas. Quantas vezes precisamos nos reinventar diante de equívocos cometidos? Para os pequenos, aprender que é possível transformar erros em acertos e se transformar em pessoa melhor é crucial para seu desenvolvimento. Em nossa existência, nunca somos seres estáticos, estamos sempre em evolução”, conclui a escritora que insiste em não aceitar ponto final. Nem mesmo dos clássicos aclamados.

Quem é Palmira Heine?

Nascida em Salvador, Palmira Heine é escritora, poetisa e professora universitária. Mãe de dois filhos, é autora de uma vasta obra acadêmica e de mais de 20 livros infantis. Além das releituras, escreveu A dieta maluca das letras, O Sonho Azul, Rã Zinza, Nelson, o porquinho sem espinhos, Amendoim, a tartaruguinha encantada, A Pergunta do Tempo dentre outros. Com uma generosidade peculiar é também organizadora de coletâneas e incentivadora da produção solo de outras autoras. Ao todo, Palmira já produziu dezenas de livros de outros escritores. “É muito gratificante servir como ponte e caminho para vários autores na participação de eventos literários e na ajuda para publicação de novas obras”, celebra.