Cultura

TEIXEIRA: GOLPE TRAIÇOEIRO DA MORTE NO JORNALISMO, p VITOR HUGO SOARES

Como acreditar que o amigo e admirado jornalista tenha ido assim tão de repente, alcançado por golpe tão trágico e traiçoeiro da morte? Adeus, amigo! (Vitor Hugo Soares)”.
Vitor Hugo Soares ,  Salvador | 11/10/2024 às 10:09
Teixeira com o filho João Pedro Pitombo
Foto: DIV
  Mesmo para quem aprendeu a acreditar no fato - nas lições do jornalismo e da vida - a exemplo deste velho profissional de imprensa ao longo de décadas, é difícil acreditar e reagir ao baque desta amarga notícia da trágica consumação da vida de José Carlos Teixeira, que corre de boca em boca em Salvador e Feira de Santana, de redação em redação e nos recantos boêmios e de cultura e inteligência das duas cidades, nesta quinta-feira de outubro. 

   Teixeira, aos 76, na plenitude da criatividade intelectual e brilhante atuação profissional, no domingo (6) do primeiro turno das eleições, retorna contente para o hotel onde estava hospedado. De repente um escorregão e a queda inesperada, com a cabeça batento contra o meio fio, no centro de Madre de Deus. 

  O socorro urgente do SAMU, o internamento de emergência no hospital mais próximo, a esperança renovada de recuperação e, quatro dias depois, a notícia de que o velho amigo e admirado colega de larga travessia de vida e de profissão se foi. 

  Como acreditar nisso? Como entender o fato, a não ser como resultado de uma traiçoeira manobra da morte em suas insondáveis maquinações com o destino. Ainda mais quando, há poucos dias, eu havia recebido a mensagem abaixo de Teixeira, falando com a força, o tesão e o bom humor de sempre, sobre o novo livro que ele estava preparando para lançar em breve, estimulado pelo incansável gigante Paulo Bina, na ALBA:

   "Caro amigo,

   Seguem alguns artigos para você ter ideia do conteúdo. São escritos entre 2021 e 2024, publicados nos sites Olá Bahia, Camaçari Agora, Informe Baiano e Se Ligue Bahia. Abrangem da política à baianidade e à nordestinada (êpa!). Sei que alguns você já leu e até compartilhou no Facebook. Estes são bem representativos, acho (a curadoria foi feita por João Pedro Pitombo, jornalista e rebento. Caso queira ler mais alguns, avise. Grande abraço e minha gratidão.
José Carlos Teixeira
===========
Como acreditar que o amigo e admirado jornalista tenha ido assim tão de repente, alcançado por golpe tão trágico e traiçoeiro da morte? Adeus, amigo! (Vitor Hugo Soares)”.

Na foto, José Carlos Teixeira e seu rebento, João Pedro Pitombo, esse rapaz talentoso, amoroso e um dos melhores repórteres da nova geração, grande legado de Teixeira (Olívia Soares).