BaZá RoZê leva programação do ROZÊ OCUPA para o GOETHE/BA (Corredor da Vitória) com atividades lúdicas, brinquedos sustentáveis, oficinas etc sábado e domingo próximos
Brenda Medeiros , Salvador |
11/10/2024 às 10:01
Acontece sábado e domingo
Foto: Roze
O BaZá RoZê chega no Goethe Institut Salvador/Icba, nos dias 19 e 20 de outubro, das 13h às 20h, com entrada gratuita e traz, pela primeira vez, o ROZÊ OCUPA para celebrar o mês das crianças com arte, cultura, inovação, tecnologia, sustentabilidade, criatividade e empreendedorismo feminino. Na programação acontece Oficinas de Realidade Virtual e Jogos Tecnológicos do Projeto Portas Abertas do Goethe SSA/BA (Quarto Kafka; Arena de Robôs; Crie seu Broche; Jardim de Projetos; Projeto Viver Melhor e Inseto Robô), atividades lúdicas com brinquedos sustentáveis (15h/Sáb e Dom), Ateliê Aberto – espaço artístico com oficinas da microfeira de papelaria (Sáb/Dom/15h) e shows das cantoras Juliana Leite com Poliana Coelho (Sáb/19.10/18h) e Luíza Britto (Dom/20.10/18h).
Há 06 anos atuando no mercado do empreendedorismo feminino da capital baiana, o BaZá RoZê irá ocupar o instituto cultural alemão com o objetivo de reforçar a aproximação entre o público da feira com os espaços históricos e culturais da capital baiana oferecendo arte, cultura e entretenimento para toda a família. “Após 06 anos de espera, trazemos nosso encontro afetivo e artístico para o Goethe - esse equipamento cultural que promove o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo”, lembra Brenda Medeiros, idealizadora do BaZá RoZê.
Com uma rede de 151 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, que funciona desde 1962 na capital baiana, além de ser um espaço de aprendizagem da língua alemã, também é um ambiente que se destina ao aprendizado da cidadania com colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, inovação e tecnologia, tendo como destaque o Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul-, fortalecendo interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta parte do planeta.
O principal objetivo do ROZÊ OCUPA – projeto de ampliação do BaZá RoZê- é atrair a população de Salvador para conhecer melhor a cidade onde mora, descobrindo espaços históricos para se divertir e aprender mais sobre a cidade ao lado de toda a família e amigos/as. Aliado a esses motivos também existe a preocupação em oferecer lugares seguros, confortáveis e acessíveis para os visitantes da feira, ao mesmo tempo, que proporciona geração de renda e lazer aos diversos artesãs/ãos, sem esquecer a força do empoderamento e o protagonismo feminino do projeto. Para Brenda Medeiros “é enriquecedor conciliar história, feira e diversão para todos e todas, além possibilitar a oportunidade de ocupação literária, gastronômica, cultural e afetiva”.
HISTÓRICO ROZÊ
O BaZá RoZê é uma feira de arte formada, em sua maioria, por profissionais autônomas que atuam na economia criativa e tem como objetivo principal criar e favorecer espaço de vivências, trocaas, saberes lúdicos e artísticos no calendário cultural de Salvador. O projeto impulsiona a cultura regional e a geração de renda para dezenas de famílias, além de fortalecer o empreendedorismo e o empoderamento feminino das artesãs.
Fundado na Casa Rosada dos Barris (2018), o RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais - Palacete das Artes, MAC - BA (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), MAM - BA (Museu de Arte Moderna da Bahia), Aliança Francesa de Salvador e Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris). Participou de várias de várias edições do Verão da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia (Pelourinho), Casa Ninja Bahia (Rio Vermelho), Virada Sustentável (Palacete das Artes), também foi atração dos Festivais de música: Sangue Novo (Trapiche), Radioca (Fábrica Cultural- Ribeira), Novíssimos Labs (Pelourinho) e do Festival Vinho na Vila no MAM – BA, além de ter promovido festivais próprios na Casa Rosa (Rio Vermelho) e na Casa Pia de São Joaquim (Calçada).
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ROZÊ OCUPA OUTUBRO – GOETHE INSTITUT SSA/BA
19 E 20 DE OUTUBRO/ 13H ÀS 20H/ ENTRADA GRATUITA
SÁBADO
-ATIVIDADES LÚDICAS COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS COM LU PEREIRA
15H ÀS 17H
-OFICINAS GOETHE – PORTAS ABERTAS/ 13H ÀS 18H
(QUARTO KAFKA; ARENA DE ROBÔS; CRIE SEU BROCHE; JARDIM DE PROJETOS; PROJETO VIVER MELHOR E INSETO ROBÔ (15H/VAGAS LIMITADAS)
-ATELIÊ ABERTO – ESPAÇO ARTÍSTICO COM OFICINAS DA MICRO FEIRA DE PAPELARIA/ 15H ÀS 18H
-SHOW JULIANA LEITE E POLIANA COELHO CANTAM OS CHICOS – UMA HOMENAGEM À CHICO BUARQUE, SCIENCE E CÉSAR/ 18H
DOMINGO
-ATIVIDADES LÚDICAS COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS COM LU PEREIRA
15H ÀS 17H
-OFICINAS GOETHE – PORTAS ABERTAS/ 13H ÀS 18H
(QUARTO KAFKA; ARENA DE ROBÔS; CRIE SEU BROCHE; JARDIM DE PROJETOS; PROJETO VIVER MELHOR E INSETO ROBÔ (15H/VAGAS LIMITADAS)
-ATELIÊ ABERTO – ESPAÇO ARTÍSTICO COM OFICINAS DA MICRO FEIRA DE PAPELARIA/ 15H ÀS 18H
- SHOW LUÍZA BRITTO CONVIDA CRIANÇAS DA ESCOLA CASA DE INFÂNCIA/18H