Evento acontece às 14 horas no auditório do IGHB
Tasso Franco , Salvador |
04/10/2024 às 08:55
IGHB
Foto:
Neste sábado, dia 5 de outubro/24, às 14 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) será palco de uma solenidade alusiva ao centenário da Sociedade Numismática Brasileira e a rica história da Casa da Moeda da Bahia, uma das instituições mais significativas na produção e regulação monetária do Brasil Colônia.
"A Casa da Moeda da Bahia, fundada em 1694, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico da região e da América Portuguesa, destacando a Bahia em todo esse cenário", lembra o historiador e curador de obras de arte Rafael Dantas, associado do IGHB. Durante séculos, a Casa foi responsável pela produção de moedas que refletiam não apenas a economia da época, mas também a identidade cultural do mundo português, incorporando elementos artísticos e históricos em cada peça.
Durante a solenidade, especialistas em numismática, história econômica e colecionadores se reunirão para discutir a relevância da Casa da Moeda da Bahia na formação do sistema monetário brasileiro e suas contribuições ao longo dos séculos.
A importância das moedas cunhadas na Bahia vai além de sua função como meio de troca; elas são verdadeiros testemunhos da história, contendo símbolos que remetem à cultura, à arte e à política da época. Bruno Pellizzari destaca que a Casa da Bahia foi responsável pela segunda maior emissão de moedas no país, demonstrando a sua importância para o estado. O centenário da Sociedade Numismática Brasileira, fundada em 1924, também será destaque no dia. A Sociedade desempenha um papel fundamental na promoção do estudo e da valorização da numismática no Brasil, reunindo colecionadores, pesquisadores e entusiastas.
Durante o evento serão apresentadas exposições de moedas raras e um encontro de colecionadores com venda e troca de itens.