Tendo o mar como pano de fundo, o projeto "As Literaturas que Flutuam em Ilha de Maré" vai apresentar o mundo da literatura a estudantes de escolas municipais das comunidades de Botelho, Bananeiras e Nossa Senhora de Fátima, em Ilha de Maré - um dos três territórios insulares da capital - através de encontros com escritores, poetas e contadores de histórias para o público infantojuvenil. As atividades acontecem a partir desta terça (1º) e dias 8, 21 e 25 de outubro, reunindo cerca de 150 estudantes.
Nesta terça (1º), a atividade contempla estudantes de Bananeiras e Fátima, e terá como convidada a professora Valdice Oliveira, especialista em educação especial, contadora de histórias e criadora da Biblioteca Arte e Leitura, da Escola Municipal de Canabrava. Para os demais encontros, participarão os professores Bárbara Guimarães, Valdelice Menezes, Ana Paula Carneiro, Alcione Sacramento e Luana Ribeiro.
Criado pela pedagoga Gene de Jesus, que desde 2000 trabalha com projetos literários na rede municipal de Salvador, o projeto estreou em 2023 e envolveu cinco escolas da ilha: as escolas municipais de Bananeira, Claudemira, de Botelho, de Ilha de Maré e Nossa Senhora de Fátima. Para este ano, a Escola Municipal de Santana passou a integrar o programa.
"O projeto tem como objetivo levar encantamento através da leitura e suas múltiplas linguagens às crianças, adolescentes e jovens que estudam nas escolas de Ilha de Maré, valorizando as diversas manifestações literárias entre jovens da escola pública e quilombola da ilha", explica a professora.
Iniciativa - O projeto "As Literaturas que Flutuam em Ilha de Maré" tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da GRE Subúrbio II, e acontece sempre no mês de outubro, quando os estudantes e seus professores são levados para visitar uma das escolas envolvidas e, durante a travessia, diversos convidados colaboram como voluntários, a exemplo de escritores, contadores de histórias, poetas, cordelistas e atores, que realizam apresentações e performances literárias.
"No roteiro desta terça-feira vamos trabalhar junto às crianças, desde a educação infantil até jovens do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Sairemos da comunidade de Nossa Senhora de Fátima com as crianças, passaremos por Bananeiras e para Botelho, onde faremos a travessia com atividades como contação de histórias, musicais, histórias narradas. Depois disso, ainda em Botelho e, já em terra firme, assistiremos a apresentações das crianças na escola local", detalha Gene de Jesus.