Cultura

MAPPING SALVADOR ABRE INSCRIÇÕES PARA TEMPORADA 8 A 13 DE OUTUBRO

Evento oferece quatro oficinas que cruzam arte e tecnologia, para adultos e crianças, além de uma palestra e uma mesa de debate

Paula Berbert , Salvador | 25/09/2024 às 09:25
Veja como se inscrever
Foto:

O maior festival de artes visuais e tecnologia do Nordeste do Brasil começa sua programação com atividades de formação na Casa das Histórias de Salvador, no Comércio. A 5ª edição do SSA Mapping acontece de 8 a 13 de outubro e, antes de fazer do Mercado Modelo a tela para obras visuais durante o final de semana, oferece palestra e mesa de debate abertas e quatro oficinas gratuitas, para adultos e crianças, que estão com inscrições disponíveis no site http://ssamapping.com.br até o dia 30 de setembro. Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o evento tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

A agenda começa no dia 8 (terça), das 14h30 às 17h, com a palestra “Transprojetando o mundo: quero ser VJ!”, ministrada pelo VJ Spetto, curador do SSA Mapping e o mais influente VJ do Brasil. Ele fará um resumo de seus 27 anos de carreira, destacando os principais trabalhos e desafios enfrentados ao longo do caminho. A ideia é oferecer uma visão prática e direta sobre como ingressar no universo das videoremixagens, com dicas valiosas para quem deseja começar na área. Spetto também vai falar dos softwares e equipamentos essenciais para iniciar como VJ e compartilhar algumas de suas técnicas de mixagem, proporcionando uma imersão no processo criativo por trás de suas performances visuais. O acesso é livre, sem inscrições prévias, e inclusivo para pessoas surdas com tradução em Libras.

Ainda na terça-feira e também na quarta (dias 8 e 9), das 18h às 21h, a artista visual multimídia e VJ Leticia Pantoja faz os dois encontros da oficina “Narrativas visuais para videomapping”, inspirada no conceito, desenvolvido por ela, chamado de “Mapping Poesia” – processo de criação de uma obra onde a linguagem desenvolvida, a história e a capacidade de conexão com o público são os elementos principais. O curso, com 30 vagas voltadas a pessoas com conhecimento básico ou intermediário na área, objetiva estimular a autonomia e o desenvolvimento artístico de participantes, com foco na criação de uma linguagem própria e na organização dos processos criativos.

O Coletivo Coletores, formado pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo, conduz a oficina “Palavra cidade – intervenção urbana para videomapping”, na quarta-feira, 9 de outubro, das 15h às 20h. De nível básico e com 30 vagas, a proposta introduz a linguagem do videomapping com foco na ocupação de diferentes espaços e territórios, abordando algumas das ferramentas mais comuns e explorando a relação entre tecnologia e criatividade na intervenção urbana aplicada à vídeo-projeção.

Na quinta-feira, 10 de outubro, é hora de as crianças também brincarem de criar - e as crianças com deficiências poderão contar com monitoria capacitada para participarem da atividade. A oficina “Pintando e mapeando”, para público de 7 a 11 anos, terá duas turmas: uma das 14h às 15h30 e outra das 16h às 17h30, cada uma com 20 vagas. VJ Preto ensina desde a manusear um projetor até a realizar o enquadramento de imagens em superfícies diversas. O resultado será uma instalação de videomapping de crianças gigantes pintando o prédio.

A quarta oficina é “Explorando TouchDesigner: formação em processamento de imagens em tempo real e arte generativa”, com Sarah Ahab, na quinta-feira (dia 10), das 14h30 às 18h. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico e artístico através desta plataforma para criação audiovisual interativa, capacitando participantes a desenvolverem projetos interativos e multidisciplinares para shows de música e instalações ao vivo. São 12 vagas para pessoas com conhecimento intermediário a avançado.

Fechando a programação de formação, na sexta-feira, 11 de outubro, das 15h às 18h, a mesa de debate “Música-Imagem” será um encontro entre artistas para discutir a rica conexão entre artes visuais e música, explorando diferentes técnicas, visões e também relações de mercado, com mediação de VJ Spetto. Quem quiser acompanhar basta chegar: não há necessidade de inscrição. A atividade contará com tradução em Libras.

A Casa das Histórias de Salvador, equipamento cultural da Prefeitura Municipal, é gerida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional. Localizada ao lado do Mercado Modelo, é o primeiro centro de interpretação do patrimônio no Brasil, que, através de reproduções, conteúdos digitais e/ou linguagens interativas e tecnológicas, estimula a reflexão sobre os patrimônios materiais e imateriais da cidade.

 

5º SSA Mapping

Quando: 8 a 13 de outubro de 2024

Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa | Casa das Histórias de Salvador (Comércio)

Quanto: Gratuito

Site: ssamapping.com.br



Palestra

= Transprojetando o mundo: quero ser VJ!

Com: VJ Spetto

Quando: 8 de outubro (terça), 14h30 às 17h

Onde: Auditório Makota Valdina - Rua Portugal, 02 (Comércio)

Acesso livre | Sujeito à lotação

Com tradução em Libras

 

Oficinas

Inscrições até 30 de setembro

Em ssamapping.com.br

 

= Narrativas visuais para videomapping

Com: VJ Leticia Pantoja

Quando: 8 e 9 de outubro (terça e quarta), 18h às 21h

Onde: Auditório Makota Valdina - Rua Portugal, 02 (Comércio)

 

= Palavra cidade – intervenção urbana para videomapping

Com: Coletivo Coletores

Quando: 9 de outubro (quarta), 15h às 20h

Onde: Auditório Makota Valdina - Rua Portugal, 02 (Comércio)

 

= Pintando e mapeando

Com: VJ Preto

Quando: 10 de outubro (quinta), 14h às 15h30 e 16h às 17h30

Onde: Sala de Oficinas 2 – Casa das Histórias de Salvador (Comércio)

Com monitoria capacitada em acessibilidade para atender diversos perfis de público

 

= Explorando TouchDesigner: formação em processamento de imagens em tempo real e arte generativa

Com: Sarah Ahab

Quando: 10 de outubro (quinta), 14h30 às 18h

Onde: Sala de Oficinas 1 – Casa das Histórias de Salvador (Comércio)

 

Mesa de Debate

= Música-Imagem

Mediação: VJ Spetto

Quando: 11 de outubro (sexta), 15h às 18h

Onde: Auditório Makota Valdina - Rua Portugal, 02 (Comércio)

Acesso livre | Sujeito à lotação

Com tradução em Libras