Referência há cerca de 40 anos na formação nas artes circenses, auxiliando na profissionalização de talentosos artistas de todas as partes do mundo, a Escola Picolino de Artes do Circo está com inscrições abertas para oficinas de Técnicas Básicas Circenses para Crianças, Acrobacia de Solo, Tecido Acrobático e Lira. Com aulas previstas para iniciar entre os dias 02 a 05 de outubro, as inscrições podem ser realizadas através de formulário virtual (https://docs.google.com/forms/d/1HFzK6e76OkwfXRjwRcZ7vT_tfMTsRpYppITzRGT5iyk/edit), pelo perfil no Instagram @circopicolino e presencialmente no picadeiro, na orla de Pituaçu.
As aulas circenses irão ocorrer no próprio Circo Picolino, que desde o último dia 01 de setembro embeleza a orla de Pituaçu com a sua nova lona chapéu de bruxa rosa. As oficinas de tecido acrobático, acrobacia de solo e lira, têm valores mensais de R$280,00. Já a de Técnicas Básicas Circenses para Crianças a mensalidade é de R$250,00. Todos os cursos vão até dezembro de 2024 e os inscritos participarão do espetáculo comemorativo “Viva o Circo ano XXXIX”.
A oficina de Tecido Acrobático, ministrada por Luana Tamaoki Serrat - filha dos criadores da Escola, inicia no dia 02 de outubro, com aulas sempre às terças e quintas, às 18h30, que combinam técnicas de aquecimento, alongamento e condicionamento físico específico para o tecido. A arte-educadora circense e contadora de histórias Daise Oliveira dará aula de Tecido Acrobático para Iniciantes, às terças 10h e sábados 09h.
Trabalhando o equilíbrio, coordenação e controle corporal, a oficina de Acrobacia de Solo terá como professor o artista circense Edicarlos Binho - que chega ao Picolino aos oito anos de idade - e ocorre às quartas e sextas, às 19h. A terceira turma é de Lira, com a artista circense Milena Miranda, com aulas às segundas e quartas, às 18h.
A quarta turma é a de Técnicas Básicas Circenses para Crianças, que trará técnicas como acrobacia de solo, trapézio fixo, corda indiana, equilíbrio em arame, malabares e muitas brincadeiras que envolvem a coragem, o desafio, o equilíbrio e a capacidade de socialização artística, será lecionada pela artista circense Nina Porto em parceria com EdiCarlos Santos, aos sábados, a partir das 15h.
Gratuidade
O Circo e a Escola Picolino sempre fez parte do debate acerca da atividade circense no Brasil, principalmente acerca da temática do “Circo Social", logo que, sempre usou o ensino e a linguagem do circo para o enfrentamento das desigualdades e mazelas sociais, como ferramenta de promoção de cidadania. Por isso, estará disponibilizando vagas gratuitas para a comunidade de Pituaçu e adjacências.
Em 2024, o Picolino está com uma programação intensa de ações - festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros. Para possibilitar a manutenção, o picadeiro atualmente conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas - Espaços Artístico.