O Instituto Cervantes Salvador tem uma nova diretora. Rosa Sánchez-Cascado assumiu, neste mês de setembro, a direção da unidade soteropolitana do instituto cultural ligado ao Governo da Espanha. Rosa é natural de Madri e, no Brasil, é a atual responsável pelo Instituto Cervantes de Recife.
A atual diretora da capital pernambucana vai assumir cumulativamente a gestão da unidade soteropolitana, algo comum na direção das unidades do Cervantes pelo mundo.
"Me sinto muito honrada de poder estar à frente da unidade baiana do Instituto Cervantes. Temos aqui um trabalho muito importante de fomento cultural e educacional, com parcerias e ações estratégicas, do tamanho da importância que Salvador e a Bahia merecem no cenário cultural do país", afirmou a nova diretora.
Na capital baiana, a diretora já se reuniu com parceiros importantes do Instituto Cervantes, como a Fundação Pedro Calmon (FPC), do Governo da Bahia, e com as direções dos outros institutos culturais europeus (Aliança Francesa e Goethe-Institut). Rosa também se reuniu com a coordenadora do Colegiado de Letras – Língua Espanhola e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Aline Silva Gomes.
Antes de dirigir a unidade de Recife, Rosa foi diretora-geral, no Brasil, das unidades de Brasília e Curitiba, além de ter atuado como chefe de estudos nas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A diretora esteve no país entre 2005 e 2011, retornando em 2015 e permanecendo até hoje. Formada em Filologia Hispânica, a nova diretora também deixou sua marca nas unidades do Cervantes pelo mundo, com passagens por Budapeste, na Hungria, Bucareste, na Romênia, e Tetuão, no Marrocos.