Liliana Peixinho é jornalista
Liliana Peixinho , da redação em Salvador |
15/09/2024 às 18:55
Liliana Peixinho e a AMA
Foto:
Numa das viagens imersivas do Movimento AMA, conheçi dois jornalistas ingleses Johny e Gibby num ônibus, entre Brasília e São Jorge, na Chapada dos Veadeiros- Goiás.
Durante a viagem, nas paradas da estrada, para ir ao banheiro e fazer um lanche, sentamos numa mesma mesa e as conversas foram naturais: sobre trabalhos jornalísticos, desafios de campo investigativo, compromisos com o ambiente, viagens, impressões sobre países, lugares visitados, artes, relações sociais....conversas boas, prazerosas, que nos movem,.em sentido do Ser, na correria cotidiana.
Ficamos na mesma vila, em pousadas diferentes, e fizemos diversas trilhas comuns, como a do Vale da Lua, cachoeiras e até descobrimos e batizamos uma trilha nova.
Nessas caminhadas, entre desafios, trombas dágua, e atividades comunitárias, fomos deixando nossas ações de cuidado com a vida, em cada lugar onde passamos.
Preparamos refeições coletivas, fizemos oficinas educativas lúdicas com as crianças, rodas de leituras, exposições de arte, reutilizamos materiais descartados, catamos resíduos deixados por visitantes nos caminhos, e o que seria uma viagem de três dias passou para uma semana, e depois 12 dias, diante de muito envolvimento com as comunidades.
Nessa época eu fazia um MBA em Turismo e Hotelaria e o foco do meu trabalho acadêmico era Turismo Comunitário Sustentável (expressão que então, fazia muito sentido).
Ao retornar para Salvador a experiência das viagens rendeu uma matéria colaborativa, Especial, no Jornal A Tarde, Caderno de Turismo, sob a edição do colega jornalista, Edvaldo F. Esquivel .
Um dia, meses e meses depois dessa viagem, recebo um email de Londres, desses jornalistas, propondo fazer um filme/documentário sobre as ações do Movimento AMA, diante do que fora observado e vivido em campo de ativismo voluntário, naquele viagem lá em Goiás
Respondi o e-mail dizendo que não tinha tempo para dar entrevista e que se eles quisessem poderiam me acompanhar nas atividades diárias, feitas desde a criação do Movimento AMA, em 1999, logo depôs que voltei de uma viagem a diversas países da Europa e percebi como o cuidado é importante num país tão rico e com a vida em descaso, como o Brasíl.
Era o ano de 2005, eles viajaram da Inglaterra para Salvador e assim foi feito o documentário sobre ações do Movimento AMA pela Together Tv, escolhido como trabalho de destaque na América do Sul.
Tudo é feito de forma orgânica, no ritmo das atividades cotidianas observadas pela fundadora do Movimento AMA- Amigos do Meio Ambiente.
São mais de 20 anos batendo na mesma tecla sobre o cuidado preventivo com o ambiente onde vida acontece, Brasil e planeta afora.
A campanha permanente e itinerante do Movimento AMA: "DESPERDICIO ZERO", tem foco sobre o ambiente e seus entornos, onde a vida pede cuidado.
Resíduos é um dos focos do trabalho diário, desde 1999. As campanhas também focam ações e informações sobre alimentos, água, energia, de forma transversal, onde tudo está ligado ao todo.