No mês de setembro, o MAM Educativo convida o público para atividades virtuais voltadas para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, artistas e todas as pessoas interessadas nas temáticas das culturas das infâncias, artesanias, oralidades, artes e acessibilidade. A programação também conta com atividades que integram a 18° Primavera dos Museus: Museus, Acessibilidade e Inclusão, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
03/09 (ter) às 10h | Atividade online
Contatos com a arte
Culturas da infância, experiências poético-musicais e Pedagogia das artesanias na arte educação, com Mirela Estelles e Amanda Falcão
O programa Família MAM foi pensado para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas no espaço do MAM. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro, a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógicos nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.
Mirela Estelles é mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e especializou-se em Linguagens da Arte no Centro Universitário Maria Antônia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) Histórias no Jardim (2022-) e estruturou o programa com narrações simultâneas em português e libras (2011), que originaram o projeto Histórias para Ver e Ouvir (2020).
Amanda Harumi Falcão é artista, educadora e artesã. Formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciatura em Artes, onde desenvolveu a pesquisa de iniciação científica “O Bordado como linguagem na mediação cultural”. Atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, lecionou o curso “Oficina de Bordado Livre: Costurando Memórias, Afetos e Reflexões” em Oficinas Culturais, proponente da “Vivência de Bordado Poético” no Instituto Adelina e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, criar estratégias e caminhos para o cruzamento dos saberes populares com os processos da mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
05/09 (qui) às 16h | Atividade online
Contatos com a arte
Culturas das infâncias, experiências poético-musicais e Pedagogia das artesanias na arte educação, com Mirela Estelles e Amanda Falcão
Os percursos poético-musicais no programa Família MAM foram pensados para acolher bebês e suas famílias nas exposições de arte do museu, propondo experiências lúdicas, artísticas e educativas. Utilizando jogos musicais, rodas de versos e cantos da cultura tradicional da infância para mediar e aproximar as obras do público, procuram promover a memória cultural por meio da experimentação e do brincar. Neste encontro, a educadora Mirela Estelles compartilha suas vivências nas exposições temporárias e no Jardim de Esculturas, integrando cantigas e brincadeiras ao diálogo com o público. Ainda na perspectiva das diversas formas de pensar a educação nos museus, a educadora Amanda Falcão alinhava uma reflexão sobre o entrelaçar dos processos artesanais aos processos pedagógicos nos contextos em que o aprender e o ensinar se encontram, se modificam, brincam e jogam entre suas posições e transformações.
Mirela Estelles é mediadora cultural que investiga os desdobramentos da narração de histórias na educação em museus e exposições de arte. Estudou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e especializou-se em Linguagens da Arte no Centro Universitário Maria Antônia, onde iniciou as pesquisas e atividades do projeto Histórias para Ver e Ouvir (2011-). Com experiência em arte contemporânea, educação, livro e leitura, culturas da infância, patrimônio imaterial e públicos de museus, realiza a curadoria de exposições e de projetos educativos em escolas, livrarias, bibliotecas, museus e outras instituições culturais, com atenção aos aspectos de acessibilidade e diversidade na gestão cultural de equipes multidisciplinares. Atualmente coordena a área de educação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde atua desde 2009. Neste museu, fez a curadoria da exposição Elementar: fazer junto (2023); idealizou os projetos: Semana das Culturas da Infância (2012-), Festival Corpo Palavra (2021-) Histórias no Jardim (2022-) e estruturou o programa com narrações simultâneas em português e libras (2011), que originaram o projeto Histórias para Ver e Ouvir (2020).
Amanda Harumi Falcão é artista, educadora e artesã. Formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciatura em Artes, onde desenvolveu a pesquisa de iniciação científica “O Bordado como linguagem na mediação cultural”. Atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, lecionou o curso “Oficina de Bordado Livre: Costurando Memórias, Afetos e Reflexões” em Oficinas Culturais, proponente da “Vivência de Bordado Poético” no Instituto Adelina e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal e, também, criar estratégias e caminhos para o cruzamento dos saberes populares com os processos da mediação cultural e arte educação.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
17/09 (ter) às 10h | Atividade online
Contatos com a arte
Culturas da infância, literatura e oralidades na educação com Mafuane Oliveira
Este curso pretende estimular profissionais da educação a refletirem sobre a formulação de currículos e práticas educacionais multiculturais. Tendo a escuta e a oralidade como fio condutor dos encontros, esta proposta pretende estimular as/os participantes a atuarem como mediadores no diálogo entre escola, instituições culturais e das diferentes vozes da sociedade brasileira. A cada encontro, vamos refletir sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afroameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao nosso cotidiano, recriando alternativas de contraponto ao modelo escolar hegemônico e eurocêntrico.
Mafuane Oliveira, contadora de histórias, escritora, educadora e mestranda no Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas aos temas da memória, performance, oralituras afrobrasileiras, literatura infanto-juvenil e culturas da infância. É criadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores. Apresentadora do programa de televisão Contos Rá-Tim-Bum e co-autora do livro “Mesma Nova História”. A convite das embaixadas do Brasil em Moçambique e em São Tomé e Príncipe ministrou em ambos os países cursos sobre mediação de leitura e narração de histórias para professores da educação básica e jovens artistas. Trabalhou formadora no Núcleo de Educação Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, pesquisadora e consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como podcaster do UNICEF no Brasil, no programa “Deixa que eu Conto”, roteirizando episódios relacionados a biografias e culturas afrobrasileiras, destinados à infância e educadores. Atualmente é consultora de projetos culturais e educacionais relacionados à oralidade, literatura, arte e educação étnico-racial.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
19/09 (qui) às 16h - atividade online
Contatos com a arte
Culturas da infância, literatura e oralidades na educação com Mafuane Oliveira
Este curso pretende estimular profissionais da educação a refletirem sobre a formulação de currículos e práticas educacionais multiculturais. Tendo a escuta e a oralidade como fio condutor dos encontros, esta proposta pretende estimular as/os participantes a atuarem como mediadores no diálogo entre escola, instituições culturais e das diferentes vozes da sociedade brasileira. A cada encontro, vamos refletir sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afroameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao nosso cotidiano, recriando alternativas de contraponto ao modelo escolar hegemônico e eurocêntrico.
Mafuane Oliveira, contadora de histórias, escritora, educadora e mestranda no Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas aos temas da memória, performance, oralituras afrobrasileiras, literatura infanto-juvenil e culturas da infância. É criadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores. Apresentadora do programa de televisão Contos Rá-Tim-Bum e co-autora do livro “Mesma Nova História”. A convite das embaixadas do Brasil em Moçambique e em São Tomé e Príncipe ministrou em ambos os países cursos sobre mediação de leitura e narração de histórias para professores da educação básica e jovens artistas. Trabalhou formadora no Núcleo de Educação Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, pesquisadora e consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como podcaster do UNICEF no Brasil, no programa “Deixa que eu Conto”, roteirizando episódios relacionados a biografias e culturas afrobrasileiras, destinados à infância e educadores. Atualmente é consultora de projetos culturais e educacionais relacionados à oralidade, literatura, arte e educação étnico-racial.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
24/09 (ter) às 19h - atividade online
Contatos com a arte + Primavera dos Museus + arte e acessibilidade
Vamos conversar sobre linguagem descritiva e audiodescrição em museus? com Lara Souto Santana
Um papo sobre apreciação estética de obras de artes visuais para pessoas cegas e com baixa visão. A linguagem descritiva e a audiodescrição são recursos essenciais para uma experiência significativa em museus. A ideia é falar da importância deste recurso de acessibilidade como um dos elementos que se fazem necessários em uma visita. Pretende-se compartilhar informações a respeito da quebra de barreiras comunicacionais e ter momentos de trocas entre os participantes.
Lara Souto Santana é uma pessoa com deficiência visual, graduada em Letras Bacharelado e Licenciatura em Inglês/Português e Pedagogia. É mestre em Letras pela Universidade de São Paulo; E especialista em Tradução (Inglês/Português), Linguagens da arte, Inclusão e gestão das diferenças e A Arte de ensinar Arte. Possui experiência em Educação, Inclusão e Acessibilidade. Foi coordenadora de desenvolvimento de programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Atualmente é professora na rede municipal de São Paulo e consultora em acessibilidade, audiodescrição e educação inclusiva.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
25/09 (qua) às 19h
Programa de Visitação + #mamonline (post instagram e youtube) + eixo marcenaria no MAM
Experiência Poética: Brinquedos de Madeira
No MAM São Paulo, chamamos de “experiências poéticas” propostas de atividades artístico-pedagógicas que estimulam a criação de um museu – e um mundo – de outras percepções. Nas visitas mediadas do MAM, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão, parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criação de versos e histórias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido pelo contato com a criação artística. São situações de experimentação que passeiam por campos em que os resultados não são previsíveis.
26/09 (qui) às 16h - atividade online
Contatos com a arte + Primavera dos Museus + Arte e Acessibilidade
Práticas para um Museu Diverso, com MAM Educativo
Em diálogo com o tema da 18° Primavera dos Museus: Museus, Acessibilidade e Inclusão, o MAM Educativo convida o público para refletir junto sobre as práticas para um Museu Diverso. Quais caminhos necessários para que as instituições museais alcancem as diversidades em seus públicos? Quais práticas podem garantir a permanência e acolhimento das diversidades? Neste encontro, o MAM Educativo compartilhará algumas das estratégias vivenciadas nas práticas artístico pedagógicas e abrirá espaço para troca e reflexão com o público, levando em consideração as múltiplas perspectivas da acessibilidade e inclusão.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail [email protected] após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
Serviço
Educativo MAM de setembro
Período: 3 a 25 de setembro
Inscrições gratuitas disponíveis pelo site https://mam.org.br/educativo/