Cultura

BOCA DE BRASA CERTIFICA TURMAS DO POLO CRIATIVO GANTOIS COM ATRAÇÕES

Palco Aberto Boca de Brasa receberá os resultados das oficinas construídos pelos participantes, além de apresentações de artistas baianos como Leno Sacramento e Rose Ratinha
Andreza Santos , Salvador | 28/08/2024 às 18:02
Boca de Brasa
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, o Teatro Módulo receberá o evento de certificação da Escola Criativa Boca de Brasa (ECBB), Polo Gantois, realizado pelo ICEAFRO, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura de Salvador e SEMDEC. O Palco Aberto Boca de Brasa é um evento aberto ao público, destinado a apresentações culturais com livre participação de artistas e grupos da comunidade, e também para compartilhamento dos produtos das oficinas realizadas entre abril e agosto, nos cursos de audiovisual, gastronomia, música percussiva, sonorização e contrarregragem.


O Palco Aberto, marcado para iniciar às 17h, contará com apresentações culturais de artistas baianos, como a esquete do espetáculo Encruzilhada, de Leno Sacramento, o grupo percussivo Filhas do Som, sob regência de Rose Ratinha, e da performance das multiartistas Nut e Dricca Bispo. Serão exibidos ainda os curtas produzidos pelos e pelas participantes da oficina de audiovisual, filmes que trazem fragmentos e relatos da História do Terreiro Mãe Menininha do Gantois.

A Escola Criativa Boca de Brasa tem o objetivo de fomentar a cultura e a cidadania, potencializando a criatividade na cidade. As turmas foram compostas por jovens e adultos envolvidos nos campos da cultura e/ou da economia criativa, com acesso a metodologias de educação criativa, diferentes professores e linguagens. O programa incluiu ainda módulos básicos em identidade e mídias sociais, além de atividades complementares, como visitas técnicas e recreativas à bens culturais.


Em 2023, o ICEAFRO também executou o projeto dos Pólos Criativos Boca de Brasa no território de Valéria, e neste ano, a OSC atuou em dois territórios, o Polo Barra-Pituba, com aulas no Centro Cultural Mãe Carmen do Gantois, e Polo Itapoã, com atividades na sede do Malê Debalê. O Palco Aberto e a certificação do Polo Itapoã estão marcados para o dia 12 de setembro na sede do Malê.


Fundado sob três princípios da existência negra na Diáspora — Ancestralidade, Identidade e Resistência — o ICEAFRO tem uma trajetória de 30 anos de promoção da equidade racial e de gênero por meio de ações de educação, cultura e profissionalização direcionadas às comunidades. Com metodologias afrorreferenciadas nos territórios, o Instituto traz no currículo um conjunto de iniciativas que marcaram a história da educação afrocentrada e da luta por direitos da população negra na Bahia.


Dentre elas, a “Escola Plural: A Diversidade Está na Sala”, o “Escritório de Garantia de Direitos da Juventude Negra”, o “Trocas Quilombolas: Agenda Político-Cultural para Quilombos”, as “Diretrizes Curriculares para Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Rede Municipal de Ensino de Salvador”, entre outras.


Essas ações são fruto da seleção da proposta do ICEAFRO no Edital 06/2023 Polos Criativos Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.

 

SERVIÇO

O QUÊ? Palco Aberto Boca de Brasa - Polo Gantois e Certificação

QUEM? ESCOLA CRIATIVA ICEAFRO GANTOIS

QUANDO? Terça, 03/09/2024, 17h

ONDE? Teatro Módulo - Pituba

ENTRADA GRATUITA