Cultura

BIBLIOTECA DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO EM SALVADOR FECHADA DESDE PANDEMIA

Ninguém sabe quando vai reabrir e as informações em off de servidor da abadia é que aguarda verba do IPHAN
Tasso Franco ,  Salvador | 18/08/2024 às 11:03
Foto em 16 de agosto de 2024
Foto: BJÁ
     A Biblioteca do Mosteiro de São Bento, em Salvador, está fechada desde a pandemia Covid e os estudiosos e pesquisadores da história da Bahia e do Brasil, nacionais e estrangeiros que a utilizam estão prejudicados.

    Fundada em 1582, reúne um acervo bibliográfico considerável, tanto no que se refere a quantidade de volumes, como no que diz respeito a qualidade do acervo, que dispõe de obras escritas nas mais variadas línguas, abrangendo as diversas áreas do conhecimento.
.
O valioso acervo acumulado e conservado ao longo de mais de quatro séculos de existência conta com uma notável coleção de obras raras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX (são manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos e plantas de arquitetura, partituras musicais), tornando a Biblioteca do Mosteiro uma das mais importantes do país. A preocupação de preservar o legado cultural ao longo da história sempre foi uma característica dos mosteiros beneditinos.

Durante todo o século XX, o acervo foi sendo ampliado e diversificado. A aquisição de obras deste último século foi complementada com uma importante sessão de periódicos das mais diversas áreas de pesquisa, mantida em constante atualização.
.
A Biblioteca do Mosteiro é especializada em Teologia, Filosofia e História. O acervo é aberto ao público e as consultas e pesquisas são feitas na própria Biblioteca, sendo vetado o empréstimo de livros e periódicos, como também o acesso direto dos pesquisadores à área destinada ao acervo raro. As visitas mais freqüentes têm sido de estudantes universitários, pesquisadores de universidades e instituições nacionais e estrangeiras.