Cultura

MAIS IMPORTANTE BIBLIOTECA DA BAHIA, DE SÃO BENTO, FECHADA DESDE 2019

Aguarda definição do IPHAN desde a pandemia da Covid
Tasso Franco ,  Salvador | 13/08/2024 às 10:42
Mais importante biblioteca da Bahia
Foto:
  Quem também está fechada desde a pandemia do Covid é a Biblioteca do Mosteiro de São Bento, no centro histórico de Salvador, aguardando uma autorização do IPHAN para a reforma de suas instalações. Segundo fontes do BJÁ O abade decidiu fechar a biblioteca de vez pois como se encontra não tem condições de atendimento aos pesquisadores nacionais e estrangeiros.

  A Biblioteca foi fundada em 1582 e reúne um acervo bibliográfico imenso, tanto no que se refere a quantidade de volumes, como no que diz respeito a qualidade do acervo, que dispõe de obras escritas nas mais variadas línguas, abrangendo as diversas áreas do conhecimento.
.
O valioso acervo acumulado e conservado ao longo de mais de quatro séculos de existência conta com uma notável coleção de obras raras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX (são manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos e plantas de arquitetura, partituras musicais), tornando a Biblioteca do Mosteiro uma das mais importantes do país. A preocupação de preservar o legado cultural ao longo da história sempre foi uma característica dos mosteiros beneditinos.

Durante todo o século XX, o acervo foi sendo ampliado e diversificado. A aquisição de obras deste último século foi complementada com uma importante sessão de periódicos das mais diversas áreas de pesquisa, mantida em constante atualização.
.
A Biblioteca do Mosteiro é especializada em Teologia, Filosofia e História. O acervo era aberto ao público e as consultas e pesquisas são feitas na própria Biblioteca, sendo vetado o empréstimo de livros e periódicos, como também o acesso direto dos pesquisadores à área destinada ao acervo raro.