Cultura

CULTURA BAIANA DERRETE: CONVENTO E IGREJA DAS MERCÊS TAMBÉM FECHADOS

E lembrar que a ministra da Cultura é a baiana Margareth Menezes desde o início do governo Lula
Tasso Franco ,  Salvador | 13/08/2024 às 11:06
Belíssimo templo fechado
Foto: BJÁ
      O Convento, a igreja e o Colégio das Mercês na Avenida Sete foram fechados em 2022 e nas instalções do antigo colégio funciona turmas da Escola Municipal Santa Ana das Mercês.
   
      Em 2022, a noticia foi a seguinte: - Após 125 anos de história, o Colégio Nossa Senhora das Mercês, localizado na Avenida Sete de Setembro, anunciou que vai fechar as portas após a finalização deste ano letivo. Em 2023, não funcionou mais.

      Até 2018, ao menos, era celebrada todo 1º de setembro a Missa da Divina Misericórdia com Oração por Cura e Libertação, na Igreja Nossa Senhora das Mercês (Avenida Sete de Setembro, 1105, Centro de Salvador). A Celebração Eucarística era presidida pelo padre Paulo Pitombo.

      O Convento de Nossa Senhora das Mercês foi fundado em 1735 pela baiana Úrsula Luísa de Monserrat, como uma obra educacional das Ursulinas. Foi o primeiro convento dessa Ordem no Brasil. Fica na avenida Sete de Setembro, 1105, Mercês.

A Companhia de Santa Úrsula foi fundada em 1535 por Santa Ângela Mérici, na Itália, e dedica-se à evangelização e educação. Ângela Mérici, beatificada em 1768, escolheu Santa Úrsula como padroeira da Companhia. Em 1900, foi fundada a União Romana da Ordem de Santa Úrsula, unindo as comunidades das Ursulinas em todo o mundo, com sede em Roma.

Úrsula Luísa nasceu em Salvador, em 22 de outubro de 1700 e foi batizada com o nome da padroeira da Companhia fundada no século 16. Ainda noviça, fundou o Convento em 1735. As instalações na atual área das Mercês passaram a ser habitadas pela comunidade em 1744. O Educandário, com alunas internas, passou a funcionar no ano seguinte.

Em 1757, as Ursulinas receberam em doação anônima uma imagem de Cristo crucificado, em estado precário. Foi restaurada na época e, hoje, faz parte da imaginária da atual capela do Convento, como o Senhor do Bom Jesus da Porta. Em 1897, foi criado o Colégio de Nossa Senhora das Mercês, funcionando também como externato.

Em 1913, a parte frontal do Convento das Mercês foi demolida para a passagem da Avenida Sete de Setembro. Com o mesmo propósito, foram também demolidas a antiga Igreja de São Pedro e o frontispício da Igreja do Rosário, entre outros prédios históricos.

Construiu-se uma nova fachada, em estilo neogótico, que já estava pronta em 1914. Por volta dos anos '60, a parte que ficou da Igreja das Mercês foi destruída e construiu-se a capela atual.

O Convento da Soledade, também das Ursulinas, foi fundado em 1739. As freiras Ursulinas das Mercês foram deslocadas para a Soledade.