Cultura

POETA E PERFORMER LUNA VITROLIRA PARTICIPA DE FEIRAS E EVENTOS NA BA

Com novo livro em pré-venda, autora passa pelas cidades de Salvador, na Bahia, além de Triunfo e Arcoverde, em Pernambuco
Ana Ferrari , Salvador | 07/08/2024 às 09:13
Luna Vitrolira
Foto: José de Holanda

A recifense Luna Vitrolira (@luna_vitrolira) é poeta, cantora, compositora, atriz, pesquisadora, palestrante e Mestra em Teoria da Literatura, com ênfase em oralidade e poética das vozes. Com um trajetória renomada — Luna foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019 e já foi jurada do prêmio Jabuti e do Oceanos — a escritora consolida seu nome no Nordeste, participando de feiras e eventos literários em Pernambuco e na Bahia.

 

Nos dias 9 e 10 de agosto, a artista passa pela capital, Salvador, marcando presença na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) para saraus no teatro Sesc - Senac Pelourinho. No dia 16 de agosto, volta ao seu estado natal, Pernambuco, para o evento multicultural “Festival Pernambuco Meu País”. Na cidade de Triunfo, integra o fórum sobre o cenário da poesia feminina no sertão do Pajeú. No mesmo evento, no dia 26, na cidade de Arcoverde, promove o seu projeto “Mulheres de Repente”, através do qual apresenta a Mesa de Glosas do sertão do Pajeú - PE, modalidade de poesia de improviso metrificada.

 

A artista é natural de Recife e cresceu na cidade de Paulista/PE. Seu início com a poesia começou no sertão do Pajeú. Nascida Gabrielle Lira, Luna começou sua trajetória artística aos 15 anos, na cena da poesia falada. Em 2018, lançou o livro "Aquenda - o amor às vezes é isso" (Selo Livre), que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019. A obra se transformou em um projeto transmídia, abrangendo os campos da literatura, da música e do cinema, com livro, disco e filme homônimos. Ao longo de sua carreira, já se apresentou em eventos literários importantes, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Bienal do Livro de Pernambuco e a Balada Literária.

 

Foi jurada de dois grandes prêmios de literatura nos anos de 2022 e 2023, o Prêmio Oceanos e o Prêmio Jabuti, na categoria poesia, e integra a exposição Falares no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Participou de eventos como poeta, MC e CMO da 99jobs:  CSW NY (Evento do Pacto Global- Rede Brasil, na sede da ONU nos Estados Unidos - 2024) e Ambição 2030 (Evento do Pacto Global - Rede Brasil, em SP - 2024)

 

Luna ainda é CMO da 99Jobs, facilitadora, entusiasta e colaboradora de planos, projetos e programas que têm como meta construir políticas de equidade de gênero e combate ao racismo institucional, com foco em diversidade e inclusão, e atua em programas de formação e acolhimento, voltados para as juventudes das periferias, em comunidades, escolas e colônias penitenciárias.