Cultura

PAULINAS LANÇA "BICO DE PANO" SOBRE LEMBRANÇAS DA CASA DA AVÓ

Baseado em fatos reais, livro “Bico de pano” mostra os sentidos e o afeto despertado na infância na casa da avó

Tasso Franco , Salvador | 05/08/2024 às 11:55
À VENDA NAS PAULINAS
Foto:

"Bico de Pano", o emocionante livro de Cris Mazolla com ilustrações de Cris Alhadeff, é o mais recente lançamento da Paulinas Editora que cativa leitores de todas as idades. Baseado em lembranças pessoais da autora, a obra transporta os leitores para um dia mágico na casa da avó, onde cada detalhe é um convite aos sentidos: cores vibrantes, aromas deliciosos e afetos genuínos.

Ao longo das páginas, somos guiados pelas aventuras da menina que, após pedir para dormir na casa da avó, se envolve em atividades memoráveis como colher amoras para fazer geleia e construir ninhos de passarinho em caixas de sapatos. No quintal, ela aprende a fazer um xale de "frivolité" para suas bonecas, combina o cardápio do almoço e prepara rosquinhas, onde o açúcar cristal adiciona um toque especial.

A história não apenas celebra a infância e os laços familiares, mas também destaca a importância da convivência intergeracional. Estudos científicos mostram que a relação entre avós e netos é fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças, promovendo maior bondade, generosidade e reduzindo riscos de ansiedade e depressão futuras. Os avós não só ensinam habilidades práticas e compartilham histórias familiares, mas também proporcionam conforto, encorajamento e orientação, moldando o caráter e a personalidade de seus netos.

Com uma narrativa terna e envolvente, "Bico de Pano" é mais do que um livro; é uma celebração dos laços familiares e das memórias que moldam nossa identidade desde a infância até a velhice. Disponível agora nas livrarias e no site da Paulinas Editora, este livro é um tesouro para todas as gerações, lembrando-nos da beleza e do valor da convivência familiar e do amor que atravessa as gerações.

Sobre a autora: Cris Mazolla nasceu em Curitiba, em 1967. Formou-se em Arte mesmo e foi professora por muitos anos. Depois foi coordenadora e diretora de escola. Mesmo nessas funções, a arte sempre fez parte do seu cotidiano. Estudou, então, Arteterapia por entender que poderia ajudar as pessoas a serem mais felizes. Hoje ela atende muitos idosos nas próprias casas e pessoas de outras faixas etárias, em seu ateliê Accordare. É contadora de histórias, docente no curso de especialização de Arteterapia e adora brincar usando as palavras e as imagens em seus trabalhos.

Sobre a ilustradora: Cris Alhadeff é formada em Desenho Industrial pela Escola e Belas Artes (UFRJ) e é especialista em Literatura Infantil e Juvenil. Ilustrou seu primeiro livro em 2010 e hoje são mais de sessenta títulos com seus traços e cores. Tem publicações no prestigiado Catálogo de Bolonha e teve obras selecionadas para os programas PNBE, PNAIC e PNLD, além de ter recebido diversos prêmios, como o Cátedra da Unesco. Participou como convidada de alguns dos eventos literários mais importantes do Brasil: Fliporto, Feira do Livro de Porto Alegre, Salão FNLIJ para Crianças e Jovens, LER – Salão Carioca do Livro, Bienal do Rio, Bienal do Ceará, Festival de Ilustração de Fortaleza, Projeto Literatura Viva, entre outros. Além de se dedicar às ilustrações, também cria estampas para moda, decoração e papelaria e dá oficinas de ilustração. Entre suas técnicas favoritas estão os lápis de cor, colagem digital e aquarela.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.