Só há uma solução: restaurar a fachada do valioso templo
Tasso Franco , Salvador |
30/07/2024 às 08:00
Sujeira no barroco e matos
Foto: BJÁ
Na fachada da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, estão crescendo matos na altura do portão principal e das torres e há outros sinais visiveis em sua arte barroca necessitando de reparos.
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é um belissimo exemplar da tradição barroca no país, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi uma das indicadas para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil.
Sua notoriedade advém principalmente da sua fachada ricamente decorada em altos-relevos, um caso raro no Brasil, com similar apenas na Igreja de Nossa Senhora da Guia em Lucena na Paraíba, que também possui fachada em rocha sedimentar (calcário).
Seu interior foi reformado no século XIX, substuindo-se a decoração original barroca por altares neoclássicos, considerados a obra magna do mestre José de Cerqueira Torres. A igreja faz parte de um dos principais conjuntos monumentais de Salvador, que inclui a Igreja e o Convento de São Francisco, que lhe ficam anexos.