Cultura

O TEATRO BAIANO É IMPACTADO PELO NOSSO CARNAVAL, DEFENDE EDVARD PASSOS

O teatro baiano é impactado pelo nosso carnaval, defende Edvard Passos em sua tese de doutorado
Doris Pinheiro , Salvador | 24/07/2024 às 17:14
Teatro
Foto: Diney Araújo

Edvard Passos é encenador-pesquisador, graduado em Arquitetura/Urbanismo e em Direção Teatral, mestre e doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). No próximo dia 29 de julho, segunda-feira, a partir das 15h, Edvard Passos defende, na Academia de Letras da Bahia, a sua tese "Soteropoética" - Matriz do Teatro Carnaval de Salvador pelo PPGAC/UFBA.


Sob a orientação de Cleise Mendes, a tese será defendida para uma mesa formada pelo reitor da UFBA, Paulo Miguez, pelo presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra e pelos professores doutores Milton Moura, Paulo Henrique Alcântara e Álamo Pimentel.


Em sua tese ele defende a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão e destaca a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico.


Edvard investiga em seu trabalho os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e aponta princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios foram aplicados em um experimento cênico que misturou teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho - “A Cidade da Bahia é Nossa”, onde Edvard Passos foi responsável pela concepção, direção e pela dramaturgia.


Edvard Passos é ainda integrante do IFTR’s Theatre Architecture Working Group e do Grupo Dramatis (PPGAC/UFBA), liderado pela professora. Cleise Mendes. No mestrado pesquisou e as relações do poeta Castro Alves com as artes cênicas. Agora em sua tese de doutorado ele trata das múltiplas poéticas da cidade de Salvador e seu impacto sobre a cena teatral.

 

Dra. Cleise Mendes - orientadora - Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia, professora titular aposentada da Escola de Teatro da UFBA, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, pesquisadora do CNPQ, líder do grupo de pesquisa Dramatis e membro da Academia de Letras da Bahia. Áreas de atuação: Lingüística, Letras e Artes /Teatro / Dramaturgia.


Quem faz parte da Banca:


Dr. Paulo Miguez - Reitor da Universidade Federal da Bahia, professor associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e docente do quadro do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Principais áreas de interesse: estudos socioeconômicos da cultura; políticas culturais; e estudos da festa, com ênfase no carnaval.


Dr. Ordep Serra - Presidente da Academia de Letras da Bahia, professor associado aposentado do departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Um dos fundadores do PPGA/UFBA. Área de atuação: Antropologia / Teoria Antropológica e Lingüística, Relações Interétnicas e Questões Raciais, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Antropologia Urbana


Dr. Milton Moura - Professor Titular de História na Universidade Federal da Bahia. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na mesma Universidade. Sua temática de referência é a História das Festas, sobretudo o Carnaval deSalvador.


Dr. Paulo Henrique Alcântara - Professor adjunto do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da Universidad eFederal da Bahia, onde ministra Dramaturgia, Dramaturgia no cinema e audiovisual, Análise de texto e História do teatro. É professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.


Dr. Álamo Pimentel - Professor Titular da Universidade Federal do Sul da Bahia, atuou como coordenador do Programa de Pós Graduação em Estado de Sociedade da UFSB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, educação, escola e convivência social.