Conchas são bem a cara da Bahia. São também a paixão da artista baiana Ana Laura Lacerda, 62 anos, que viveu um dia iluminado em pleno inverno soteropolitano ao lado da equipe da TV Educativa. A artista embarcou rumo à Ilha dos Frades na última quinta-feira (11), ao lado do jornalista Marcos William e sua equipe para gravação da reportagem que será exibida em breve no programa Bem Bahia (TVE). A intenção era conhecer o dia a dia das marisqueiras que tiram do mar a matéria-prima para suas obras feitas com conchas das mais variadas cores e formatos e que se transformam em obras de arte nas mãos talentosas de Ana Laura Lacerda. “O mar me desperta amor e temor. É sempre com muita reverência e respeito que estou no mar, em busca de conchas e inspiração para minha Arte do Mar”, conta a artista.
Na ilha dos Frades, o peguari é uma das conchas mais populares e apetitosas. O molusco rendeu uma deliciosa moqueca preparada especialmente no Restaurante Preta para toda equipe que acompanhou as gravações. Durante a reportagem, a artista falou sobre todas as etapas de produção dos seus quadros únicos, feitos exclusivamente com madeira de lei e conchas, fruto de um dom raro e inédito na Bahia. “Minha alegria é imensa pela visibilidade que a minha arte está conquistando. Quem vê de perto, consegue ter uma visão tridimensional da beleza das conchas”.
Sobre a artista: Nascida em Salvador, Ana Laura Lacerda é descendente do arquiteto que criou o Elevador Lacerda, cartão postal de Salvador. Chegou a estudar Arquitetura, mas preferiu trilhar o caminho das artes. Sua paixão por conchas começou na juventude. Tinha pouco mais de 20 anos na primeira exposição solo no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em 1982. Três anos depois, ganhou reconhecimento no Salão Paulista de Belas Artes. Uma de suas obras, com quase três metros, decora um grande hotel da cidade. No seu ateliê, no Santo Antônio Além do Carmo, a artista produz com objetivo de realizar uma mostra comemorativa e itinerante, que acontecerá em Salvador e outras capitais. “Cada concha tem uma beleza única, a variedade de cores, formas e texturas impressiona... Aí é a infinita arte do Criador!”, conclui.